Olhar Jurídico

Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Notícias / Eleitoral

Blaszak se emociona ao tomar posse como membro do TRE

Da Redação - Julia Munhoz

19 Jul 2012 - 14:54

Foto: Mayke Toscano/HiperNotícias

Advogado José Luis Blaszac

Advogado José Luis Blaszac

O advogado José Luis Blaszak tomou posse na manhã desta quinta-feira (19) a vaga de juiz membro titular da classe de jurista do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Inspirado no versículo 9 do primeiro capítulo do livro de Josué o novo integrante da Corte se emocionou em vários momentos de seu discurso.“Ser lapidado por Deus não é fácil. Além de me comprometer com os ordenamentos desta Casa seguirei a Sagrada Escritura”.

Uma das referências em legislação eleitoral no Estado, o novo integrante do Pleno foi prestigiado por representantes de movimentos sociais que lutam contra a corrupção, autoridades, amigos e familiares. Durante a cerimônia Blaszac foi homenageado pelo juiz federal Pedro Francisco da Silva, em nome dos demais membros da Corte Eleitoral.

O advogado ressaltou ainda que nas eleições deste ano a Justiça Eleitoral terá dois grandes desafios. Primeiro a aplicação da Lei da Ficha Limpa e depois o cumprimento dos prazos judiciais.

“Minha convicção é de que esta regra deva valer para todos os tipos eleitorais, não só para os casos em que haja risco de perda de mandato. Porém, estes possuem prioridade, uma vez que fere de morte os Princípios basilares constitucionais e do Direito Eleitoral imaginar que um processo de cassação esteja ainda em curso faltando um ou dois anos para o término do mandato. Dizia o grande Doutor Rui Barbosa: ‘Justiça tardia não é Justiça’”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), Claudio Stábile, ressaltou a importância de o colega advogado estar ocupando. “Hoje é um dia feliz para a OAB. Por ser conceituado e um dos profissionais mais respeitados no Direito Eleitoral”.

Josué 1:9
'Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares'


1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vortex
    20 Jul 2012 às 02:03

    Outra referência importante - Estatuto da Advocacia que proíbe advogar sendo membro do Judiciário. Sobretudo na mesma área de atuação... veremos...

Sitevip Internet