Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Uso da Justiça

MP pede condenação de Emanuel Pinheiro por 'ma-fé' em ação contra Abílio

Foto: Reprodução

MP pede condenação de Emanuel Pinheiro por 'ma-fé' em ação contra Abílio
O promotor de Justiça Roberto Turin, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), se manifestou na segunda-feira (26) contra representação eleitoral por conduta vedada com pedido de cassação de candidaturas de Abílio Junior e Felipe Wellaton.

Leia também
STJ cobra urgência de Perri sobre informações de ações da “Grampolândia”

 
Processo proposto pelo atual prefeito de Cuiabá em busca de reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), tentava comprovar a existência de um “adesivaço” no prédio da Câmara Municipal. Turin manifesta ainda pela condenação de litigância de má-fé em face de Pinheiro.
 
Segundo acusação, no dia 4 de outubro de 2020 Abílio promoveu e realizou um ato de campanha denominado “Adesivaço”, na Câmara Municipal. Legislação proíbe a realização de atos dentro de órgãos e repartições públicas.
 
A equipe jurídica do atual prefeito afirma na ação que a presença de Abílio e Wellaton na Câmara Municipal de Cuiabá em ato de campanha realizando a adesivagem de veículos e pedindo votos a eleitores caracteriza-se como conduta vedada. Há pedido para aplicação de sanção de inelegibilidade.
 
Em parecer, porém, Turin afirma que nas provas juntadas aos autos, fotos e vídeos, “é possível vislumbrar que o ato de campanha não ocorreu dentro das dependências do Poder Legislativo, de modo contrário ao narrado pelo Representante”.
 
“Portanto, não havendo provas do uso das dependências do Poder Legislativo e elementos característicos de conduta vedada, opino pela improcedência da Representação Eleitoral por conduta vedada e pela condenação de litigância de má-fé”, concluiu o promotor.
 
Caso aguarda julgamento na 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet