Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Voice

Justiça barra divulgação de pesquisa ao Senado que usou nomes em desconformidade

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Justiça barra divulgação de pesquisa ao Senado que usou nomes em desconformidade
O juiz Armando Biancardini Candia, membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), acatou pedido liminar da coligação ao Senado encabeçada por Carlos Fávaro (PSD) e determinou a suspensão de pesquisa realizada pela empresa Voice Pesquisas e Comunicação.  

Leia também 
Vice-presidente do TJ nega equiparação de salários de servidores de ’nível médio’ com de ‘nível superior’


Segundo Fávaro, existem falhas. As irregularidades verificadas estão, conforme coligação, na modalidade dos cargos pesquisados. O levantamento foi registrado somente para averiguação da intenção de voto para os cargos de prefeito e vereador de eleição do município de Lucas do Rio Verde, contudo, incluiu no questionário a intenção de votos para o cargo de senador nas eleições suplementares 2020.
 
Fávaro argumentou ainda que “a pesquisa, ao descrever quem seriam os candidatos a senador, distorce completamente o nome indicado como ‘nome de urna’ de dois dos candidatos”.
 
Em sua decisão, Armando Biancardini esclareceu que a publicação da pesquisa pode trazer influência maléfica ao pleito, “face aos graves efeitos prejudiciais que uma pesquisa irregular pode causar”.
 
Ao deferir a liminar, o membro do TRE determinou que  a Voice Pesquisas se abstenha de divulgar o material até que haja regularização, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet