Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

propaganda irregular

Justiça proíbe Emanuel de dizer que Abílio 'embolsou' verba para vereadores na quarentena

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça proíbe Emanuel de dizer que Abílio 'embolsou' verba para vereadores na quarentena
O juiz Geraldo Fidelis, da 1ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, determinou a retirada de material do prefeito de Cuiabá em busca de reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), que acusa o também candidato, Abílio Junior, de se beneficiar durante a quarentena no novo coronavírus.

Leia também 
MP diz que R$ 100 mil de indenização da Aprosoja não é suficiente e pede majoração

 
A citada propaganda afirmava: “Abílio embolsou verba para vereadores durante a quarentena da covid-19. Quando estava fora da câmara Abilio criticou o pagamento aos vereadores, mas quando voltou recebeu ele mesmo os valores indenizatórios. Em seu mandato, Abílio já custou quase 4 milhões de reais. Abílio fala muito mas não abre mão de nenhum privilégio”.
 
Em manifestação, Abílio afirmou que o seu salário como vereador possui natureza alimentar, “sendo completamente leviano que se coloque em dúvidas a necessidade ou não do seu pagamento”.
 
Sobre a afirmação de que “não abre mão de nenhum privilégio”, o candidato argumentou que a propaganda não descreve quais seriam estes supostos privilégios. Abílio salientou também que durante o período que ficou afastado da Câmara Municipal não fez uso e nem foi reembolsado por uso de telefones, veículos, combustível ou outros serviços.
 
Em sua decisão, Fidelis explicou que “quem ouve o áudio da forma em que foi difundido, vai concluir que o autor praticou ilícito durante a sua gestão como vereador”. A liminar que determina a retirada do conteúdo estabelece ainda multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet