Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

liminar

Propaganda de Gisela Simona que chama Abílio de 'aventureiro' é suspensa pela Justiça

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Propaganda de Gisela Simona que chama Abílio de 'aventureiro' é suspensa pela Justiça
O juiz Geraldo Fidelis, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, acatou pedido liminar do candidato ao cargo de prefeito de Cuiabá, Abílio Junior (Podemos), e determinou a suspensão de propaganda da também candidata, Gisela Simona (Pros). A peça utilizou recurso de computação para chamar Abílio de “aventureiro”.

Leia também 
Propaganda de França que divulga pesquisa é considerada irregular

 
Abílio argumentou que a campanha de Gisela usou efeito para criar imagem pejorativa, “com sua foto reproduzida em fundo preto/branco/acinzentado de impressão sombria, com grande legenda computadorizada sobreposta”.
 
Em sua decisão, Fidelis verificou irregularidades. “Os recursos utilizados pelos representados são incompatíveis com a disciplina eleitoral sobre o tema, de modo que, em Juízo sumário de cognição, deverá o material guerreado ser imediatamente suspenso”.
 
Segundo o magistrado, há ainda na propaganda um trecho em que ocorre simulação de urna eletrônica, imagem vetada por lei. “Concedo a tutela de urgência inaudita altera pars, para determinar que os representados abstenham-se de veicular em seu programa eleitoral, as imagens indicadas pelo representado, máxime quanto ao uso de computação gráfica e promova a retirada do material atacado de todos os meios de comunicação”, decidiu o juiz.
 
Concessão de liminar data do dia sete de novembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet