Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

computação em excesso

Juiz suspende publicações de Gisela que aponta Abílio e Emanuel no 2º turno como 'encruzilhada'

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz suspende publicações de Gisela que aponta Abílio e Emanuel no 2º turno como 'encruzilhada'
O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 1ª Zona Eleitoral, acatou pedido liminar e determinou a suspensão de postagens da candidata à prefeitura de Cuiabá, Gisela Simona (Pros), que ofendem o atual gestor em busca de reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Leia também 
Por erro, quarta pequisa eleitoral é suspensa após pedido da defesa de Taques


Advogados de Emanuel relataram que imagens veiculadas no Twitter, Instagram e Facebook, contam com uso de computação gráfica, trucagem e montagem, tendo Gisela Simona empregado cerca de 50% (do seu programa para denegrir a imagem dos candidatos Emanuel Pinheiro, Abilio Junior e Roberto França.
 
O material apontado como irregular é formado por computação gráfica, em que apresenta a figura do eleitor que, em caso de um segundo turno, estaria em uma encruzilhada tendo que decidir entre o candidato Abílio e o candidato Emanuel. Gisela afirma ainda que está crescendo nas pesquisas, sendo a melhor opção.
 
“Você já pensou no 2º turno ter que escolher entre Abílio e Emanuel? Vamos tirar Cuiabá dessa Encruzilhada. Gisela é a única que vence os dois nessa disputa e está em crescimento. De acordo com a pesquisa CNN Gisela já atingiu 18% das Intenções de Voto no primeiro turno e está na cola de Emanuel e Abílio. No Domingo, vote Gisela 90”, diz a peça.
 
Em sua decisão, Fidelis esclareceu que, ainda que simples, os recursos utilizados [computação gráfica] “foram usados na proporção de praticamente 100 % da veiculação, senso incompatíveis com a disciplina eleitoral sobre o tema”.
 
Ao determinar a suspensão do material, o magistrado estabeleceu multa de aproximadamente R$ 2 mil, em caso de descumprimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet