Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

​CHEFE DO MPMT

Procurador-geral é escolhido por colegas em eleição direta para permanecer no cargo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Procurador-geral é escolhido por colegas em eleição direta para permanecer no cargo
O atual procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, foi escolhido pelos demais membros do Ministério Público, em eleição direta, para permanecer no cargo. Ele recebeu um total de 142 votos, enquanto o segundo colocado, e único outro concorrente, o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone, recebeu 123 votos. No entanto, cabe ao governador do Estado definir quem será o procurador-geral de Justiça.
 
Leia mais:
Procurador-geral tenta reeleição e apenas um outro candidato também concorre à vaga
 

A eleição foi para escolher quem ocuparia o cargo de procurador-geral no biênio 2021/2022. As inscrições se encerraram no dia 26 de outubro, tendo apenas o atual procurador-geral e o procurador Flávio Cezar Fachone como inscritos.
 
Todos os membros do Ministério Público votaram em uma eleição direta. A vitória de José Antônio Borges, no entanto, ainda não significa que ele continuará como chefe do MP. A lista com os nomes dos dois, e a quantidade de votos recebida, será encaminhada ao Governo do Estado, tendo o chefe do Executivo prazo de 15 dias para escolher o novo procurador-geral.
 
Tradicionalmente, o chefe do Poder Executivo respeita a votação interna no MP e escolhe o mais votado. Na eleição passada, com 139 votos, José Antonio Borges superou o então chefe do MP, promotor Mauro Curvo, que atingiu 138 sufrágios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet