Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

Caso Cachoeira

Taques solicita informações sobre HSBC ao Senado dos EUA

19 Jul 2012 - 17:22

Helson França - especial para o Olhar Jurídico

Taques solicita informações sobre HSBC ao Senado dos EUA
O senador Pedro Taques (PDT-MT) quer saber se o banco HSBC está negligenciando ou omitindo informações sobre as movimentações financeiras da empresa Delta, supostamente ligada ao bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e protocolou, na terça-feira (17), junto a CPMI do Caso Cachoeira, um requerimento de pedido de informações ao senado dos Estados Unidos. Lá, o senado americano detectou que o banco movimentou grandes quantias financeiras procedentes de crimes de lavagem de dinheiro.

Carlos foi preso em fevereiro deste ano. Ele é acusado de comandar uma quadrilha que explorava ilegalmente máquinas caça-níqueis, além de envolver parlamentares do Congresso para acobertar seus negócios ilícitos.

No requerimento, o senador Taques argumenta que, no Brasil, o banco é detentor da conta com maiores recebimentos de recursos federais por parte da Delta Construções.

Além disso, estariam no HSBC as contas com maior movimentação de pagamentos da Delta para outras empresas já apontadas como de fachada da organização.

A assessoria do senador destacou que os membros da CPI têm reclamado da morosidade da Delta para atender aos pedidos de divulgação do sigilo bancário, o que pode estar relacionado à falta de “colaboração” por parte do HSBC.

Caso sejam encontrados indícios de que o banco esteja dificultando a investigação da CPI, a Comissão pode solicitar que Ministério Público Estadual entre com uma ação contra o HSBC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet