Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

representação

PGR investiga se conselheira substituta cometeu crimes usando empresa de irmã e filha

Foto: Reprodução

PGR investiga se conselheira substituta cometeu crimes usando empresa de irmã e filha
Subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo determinou que o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) encaminhe, em 60 dias, cópias de processos que tenham tido como relatora a conselheira interina, Jaqueline Maria Jacobsen Marques. O pedido data do dia 19 de março.

Leia também 
Acusada de desviar R$ 1,4 milhão usará tornozeleira para cumprir prisão domiciliar

 
Documentos subsidiarão representação sobre série de crimes supostamente praticados pela conselheira. Há relato de que Jaqueline teria constituído empresa, por intermédio de sua irmã e filha, para prestar serviços a municípios de Mato Grosso.
 
Haveria, caso a acusação seja confirmada, tráfico de influência e exploração de prestígio, bem como delitos de associação criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e também enriquecimento ilícito.
 
“O exame doa autos revela a existência de suspeita razoável quanto à possibilidade de que município do estado de Mato Grosso tenham celebrado contrato com a Jacobsen Assessoria e Consultoria Ltda atraídos pela expectativa (ou promessa) de obter uma análise favorável de suas contas pelo órgão de controle externo”, salientou Lindôra Maria Araújo.
 
Documentos solicitados ao TCE-MT têm origens nas Câmaras Municipais de Canarana e Barra do Bugres, além das prefeituras de Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Água Boa e Confresa.

TCE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) informa que por se tratar de uma auditora substituta de conselheiro que estava na interinidade à época, o caso está sendo acompanhado pela Consultoria Jurídica Geral do órgão em sigilo, que prestará as informações solicitadas pela Procuradoria Geral da República dentro do prazo determinado.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet