Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Civil

ministro do Supremo

TJ mantém suspensa investigação em face de Gilmar Mendes por venda de faculdade

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

TJ mantém suspensa investigação em face de Gilmar Mendes por venda de faculdade
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve suspensa investigação sobre a compra pelo governo do estado de uma faculdade da família de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A transação ocorreu na gestão Silval Barbosa.
 
Leia também 
MPE pede afastamento de prefeito que se nega a cumprir lockdown


Caso estava sendo julgado pela 2ª Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Em consequência do sigilo, não há detalhes sobre o julgamento e votos.
 
A promotoria de Justiça tenta investigar se Gilmar Mendes se beneficiou financeiramente da estatização que custou aos cofres públicos o montante de R$ 7,7 milhões em 2013 e 2014, na gestão Silval.
 
A investigação está suspensa desde 2019, por ordem do juiz André Gahyva. Informações inicialmente foram divulgadas pelo site O Antagonista. A faculdade particular virou parte da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 
 
O promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, que abriu investigação, chegou a ser denunciado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O ministro acusou o promotor de ajuizar diversas ações civis públicas contra ele e sua família por “mero desejo punitivo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet