Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Civil

NO MP-MT

Deputado Gilberto Cattani será denunciado por homofobia após postagem em redes sociais

Foto: Montagem / Olhar Direto

Deputado Gilberto Cattani será denunciado por homofobia após postagem em redes sociais
O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MPE) nesta quarta-feira (19) após publicar uma postagem homofóbica em sua página no Instagram. A denúncia foi formalizada pelo Grupo Livremente, que atua na defesa e promoção dos direitos da população LGBT+ no estado. Na publicação, o parlamentar ironizou as campanhas realizadas no Dia Internacional Contra a LGBTfobia, comemorado nesta segunda-feira (17), afirmando que “ser gay é uma escolha”. 

Leia mais: 
Goiano detido 30 dias por ter o mesmo nome de outro preso consegue liberdade

A publicação circulou pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e foi motivo de risadas entre parlamentares como Elizeu Nascimento (PSL), que ao se deparar com a postagem, riu e compartilhou com seu correligionário, Delegado Claudinei. Diante da situação, entidades ligadas à população LGBT+ se posicionaram contra a atitude do parlamentar. 



De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda, diversas entidades devem entrar com representações contra o parlamentar. “Falei com o promotor Henrique Schneider e ele vai acatar a nossa representação e de outras entidades ligadas à população LGBT+”, afirmou. 

Além de Valdomiro, o representante do Grupo LivreMente, Clóvis Arantes, também confirmou que vai entrar com representação contra a atitude do parlamentar. 

A reportagem entrou em contato com o MP-MT que confirmou o recebimento das representações. O procurador Henrique Schneider deve avaliar os pedidos e iniciar o processo de investigação. 

Nota coletiva

Outras entidade se manifestaram contra a publicação de Gilberto Cattani. Em uma nota coletiva, as organizações afirmaram repudir a publicação feita pelo parlamentar. "A postagem do referido deputado, serve de alimento para ampliar a violência contra pessoas LGBTQI+, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero", afirmaram no documento.

Leia a íntegra da nota: 

"O movimento de luta pelos Direitos Humanos da População LGBTQI+ de Mato Grosso, vem a publico denunciar a atitude LGBTfobica do DEPUTADO ESTADUAL GILBERTO CATTANI, no Brasil a Homofobia é crime, a Homossexualidade, não é crime e tão pouco doença. Existe todo um esforço coletivo para que possamos construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária, atitudes, que pretendem reforçar o preconceito e a violência, devem ser repudiadas.

A postagem do referido deputado, serve de alimento para ampliar a violência contra pessoas LGBTQI+, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero. Cabe lembrar ao referido deputado que dia 17 de maio, comemoramos, o dia internacional de luta, onde a OMS (Organização Mundial de Saúde), retirou o a homossexualidade do rol de doenças, a despatologizaçao, assim como a heterossexualidade não é doença e tão pouco opção, a homossexualidade também não é.

O referido deputado, como agente publico, precisa entender o papel fundamental das instituições, na defesa e no combate a todo tipo de violência, a defesa e a luta pelo fim da violência contra a população LGBTQI+, deve ser abraçada por toda sociedade, nossa luta, é pela valorização da vida. Importante reforçar que a população jovem LGBTQI+, tem 03 vezes mais propensão ao suicídio, por sofrerem no cotidiano, ataques e julgamentos negativos.

Exigimos que o referido deputado se retrate, e que o mesmo convoque uma audiência publica para dialogar sobre as violências sofridas pela população LGBTQI+ em nosso Estado, importante que o mesmo, passe a ter, atitudes, de um verdadeiro parlamentar, combater as desigualdades, sociais, econômicas e de gênero, Inclusive, propondo leis, que fortaleçam os direitos da população LGBTQI+.

A sociedade de Mato Grosso, esta atenta, atitudes machistas, LGBTfobicas , racistas , não passarão! As instituições abaixo, assinam e exigem respeito!

CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇAO A DIVERSIDADE SEXUAL DE CUIABA- CMADSC;

GRUPO LIVRE-MENTE;

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA;

CONSELHO ESTADUAL DA JUVENTUDE;

UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS/MT;

UNIAO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE;

COLETIVO MAES PELA DIVESIDADE – MT;

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE- MT;

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA;"



*Matéria atualizada no dia 20 de abril de 2021, às 9h36

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet