Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

crimes contra administração

Cuiabá e mais quatro municípios de MT são alvos da Operação Esforço Comum

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabá e mais quatro municípios de MT são alvos da Operação Esforço Comum
Informações atualizadas pelo Ministério Público (MPE) apontam que cinco municípios de Mato Grosso são alvos da operação Esforço Comum, deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) para combater crimes contra administração pública, fraude em licitação e enriquecimento ilícito de agentes públicos. Os mandados foram cumpridos em prédios públicos e privados.

Leia também 
Gaeco deflagra operação contra cooperativa com contratos de R$ 67 milhões e cumpre 36 mandados


As ordens judiciais são cumpridas em Rondonópolis, Cuiabá, Sorriso, Santa Rita do Trivelato e Pedra Preta. As investigações apontam irregularidades na contratação de prestação de serviços terceirizados envolvendo agentes públicos e a cooperativa Coopervale.
 
Há ainda mandados em cumprimento nos municípios de Japorã, em Mato Grosso do Sul, e Guaíra, no Paraná. Segundo os autos, a operação Esforço Comum é resultado de investigação realizada pela unidade do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Rondonópolis e as atividades operacionais contam com o apoio do Gaeco de Cuiabá e Sorriso, além da Polícia Judiciária Civil por meio das delegacias de Combate à Corrupção (Deccor), Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e regionais. Em Rondonópolis, a Força Tática da Polícia Militar também prestou apoio ao cumprimento dos mandados.

Ao todo foram expedidos 36 mandados de busca e apreensão. Desse montante, três foram cumpridos fora do estado e o restante em Mato Grosso. As investigações apontam irregularidades na contratação de prestação de serviços terceirizados envolvendo agentes públicos e a cooperativa Coopervale.

As investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67.000.000,00 pela prestação de serviços.

A assessoria de imprensa da prefeitura comunicou ao Olhar Direto que a sede da prefeitura não foi alvo de operação. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet