Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Esforço Comum

Setor de contratos da prefeitura de Rondonópolis é vasculhado por agentes do Gaeco

Foto: Reprodução

Setor de contratos da prefeitura de Rondonópolis é vasculhado por agentes do Gaeco
Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) estiveram na manhã desta quinta-feira (20) na sede da prefeitura de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). Informações foram confirmadas pelo Olhar Jurídico. Buscas ocorreram no setor de contratos durante a operação “Esforço Comum”.

Leia também 
Justiça determina que Bom Futuro cumpra série de obrigações após morte de trabalhador

 
Além de Rondonópolis, mais quatro municípios de Mato Grosso são alvos da operação para combater crimes contra administração pública, fraude em licitação e enriquecimento ilícito de agentes públicos. As ordens são cumpridas também em Cuiabá, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Pedra Preta e nos municípios de Japorã, em Mato Grosso do Sul, e Guaíra, no Paraná.
 
Ao todo foram expedidos 36 mandados de busca e apreensão. Desse montante, três foram cumpridos fora do estado e o restante em Mato Grosso. As investigações apontam irregularidades na contratação de prestação de serviços terceirizados envolvendo agentes públicos e a cooperativa Coopervale.

As investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67.000.000,00 pela prestação de serviços.

Outro lado

Sobre a operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) realizada na manhã desta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Administração de Rondonópolis informa que:

- Está fornecendo toda a documentação solicitada pelo Gaeco referente aos processos de licitações e contratos firmados com a Coopervale.

- Os processos foram feitos conforme a legislação e atendendo as determinações da Lei das Licitações.

- Os processos de licitações e contratos atenderam a legalidade e transparência, podendo ser consultados por todos os cidadãos no Portal de Transparência do Município.

- O último processo de licitação que visava a contração de prestadora de serviços de mão de obra de apoio às atividades subsidiárias foi anulado no último dia 11 de maio, atendendo parecer da Procuradoria Geral do Município.

- Este mesmo processo (Pregão Presencial 27/2020) estava suspenso por solicitação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) de 4 de março de 2021.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet