Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

DEU NO CONJUR

Promotor acusador de perseguir Gilmar Mendes em MT consegue remoção e aguarda PAD

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Promotor acusador de perseguir Gilmar Mendes em MT consegue remoção e aguarda PAD
O site Consultor Jurídico divulgou reportagem nesta quinta-feira (19) afirmando que o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, do Ministério Público de Mato Grosso (MPE),  mudou “de tática” para se defender de Processo Administrativo Disciplinar por suposta perseguição ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também 
Identificado advogado preso pela Polícia Federal durante operação contra desvios na Saúde

 
“Depois de ver todas suas iniciativas arquivadas e tornar-se alvo de representação no Conselho Nacional do Ministério Público, Zappia arranjou uma remoção para evitar de ser condenado. Para se defender, o promotor agora diz que as ações que ele assinou não eram de sua autoria”, diz trecho da matéria.
 
Confira a íntegra da notícia do Conjur:

O promotor Daniel Balan Zappia, que dedicou sua curta carreira como promotor em Mato Grosso para produzir ações civis públicas contra o ministro do STF Gilmar Mendes e seus familiares, resolveu mudar de tática.O promotor Daniel Zappia
MPE-MTDepois de ver todas suas iniciativas arquivadas e tornar-se alvo de representação no Conselho Nacional do Ministério Público, Zappia arranjou uma remoção para evitar de ser condenado. Para se defender, o promotor agora diz que as ações que ele assinou não eram de sua autoria.

Aparentemente, a manobra não funcionou. O encontro do audacioso promotor com suas ações está marcado para a próxima terça-feira (24/8), quando está previsto o CNMP finalizar o julgamento do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) sobre os atos de Zappia. O julgamento só não acontecerá se os conselheiros forem acompanhar a sabatina do procurador-geral da República, Augusto Aras, marcada para o mesmo dia.

O objeto das iniciativas repetitivas vai de denúncias contra desmatamento, plantio de transgênicos, uso de agrotóxicos e pela venda de uma escola. Nenhuma delas passou pelo crivo da Justiça. Mesmo sem eco para suas empreitadas, o promotor abriu sete inquéritos para ouvir o próprio ministro, seus familiares, amigos e conhecidos.

O promotor, que se deslocou de Diamantino (MT) para a capital do estado para tentar a perda de objeto do processo contra ele — e que agora nega ser autor das ações que assinou —, passou a perseguir a família Mendes em 2017. Edital publicado no último dia 5 de julho confirma a remoção de Zappia para a 24ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet