Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

Primeira Turma

STJ mantém decisão que restabeleceu pensão a Evandro Stábile

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

STJ mantém decisão que restabeleceu pensão a Evandro Stábile
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Primeira Turma, rejeitou recurso do Estado de Mato Grosso contra decisão que restabeleceu pagamento de aposentadoria ao ex-desembargador Evandro Stábile, que perdeu o cargo após ser condenado por venda de sentença. Decisão é datada do dia 17 de agosto. 

Leia também 
Justiça do Trabalho reconhece vínculo de emprego entre motorista e Uber

 
Conforme decisão do STJ, não podem ser acolhidos embargos de declaração que, “a pretexto de alegadas omissões no julgado combatido, traduzem, na verdade, o inconformismo da parte com a decisão tomada, buscando rediscutir o que decidido já foi”.
 
Na instância inferior, decisão já reformada, foi o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), quem decretou em 2020 a perda da função pública de Evandro Stábile, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que foi condenado por aceitar e cobrar propina em troca de decisão judicial. 

Com a decretação da perda de cargo publicada no Diário de Justiça,  a aposentadoria de Stábile foi cassado. O desligamento obedeceu determinação da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O crime de corrupção passiva foi descoberto no curso das investigações da operação Asafe, na qual a Polícia Federal apurou um esquema de venda de sentenças.
 
Na época da condenação, em 2015, a relatora da ação penal apontou que o desembargador aceitou e cobrou propina para manter a prefeita de Alto Paraguai no cargo. Ela perdeu as eleições, mas o vencedor teve o mandato cassado por suposto abuso de poder econômico.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet