Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

ex-prefeito

Justiça derruba liminar que determinou afastamento de secretário em Chapada dos Guimarães

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Rodrigo Cyrineu

Rodrigo Cyrineu

Justiça Estadual proveu recurso para suspender decisão que determinou o afastamento de Gilberto Schwarz de Mello, secretário de Governo do Município de Chapada dos Guimarães. Decisão foi estabelecida nesta sexta-feira (10) pelo juiz Alexandre Elias Filho, convocado para atuar em Segundo Grau. A defesa de Gilberto foi realizada pelo advogado Rodrigo Cyrineu.

Leia também 
Justiça afasta secretário de Governo de Chapada dos Guimarães

 
Decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães foi que inicialmente determinou a suspensão de ato que nomeou Gilberto. Ação foi proposta sob o argumento de que a nomeação era ilegal, uma vez que Gilberto se encontra inelegível até o mês de novembro do ano de 2022, por ter contra si condenação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os mesmos fatos deram ensejo a condenação por improbidade administrativa em primeira instância pela Justiça Federal e também pelo indeferimento de sua candidatura ao pleito de prefeito. Além disso, segundo o Ministério Público, Gilberto Schwarz de Mello não possui quitação eleitoral plena perante a Justiça por inadimplência ao parcelamento de multas impostas.

Decisão da 2ª Vara Cível considerou que a Lei Orgânica do Município de Chapada dos Guimarães estabelece como pressuposto para o cargo de Secretário Municipal, entre outras coisas, o gozo dos direitos políticos.
 
Para reverter o afastamento, Rodrigo Cyrineu argumentou que inexiste condenação transitada em julgado em desfavor de seu cliente. Ponderou ainda que a descontinuidade do pagamento de multa eleitoral deu-se à conta de complicações advindas da Covid-19.
 
Em sua decisão, Alexandre Elias Filho acatou argumentos e salientou que “não se pode afirmar peremptoriamente, nesta quadra de cognição sumária, ter havido desrespeito ao princípio da moralidade”.
 
“Diante do exposto, defiro o pedido liminar para suspender a eficácia da decisão agravada”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet