Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

ex-secretário adjunto

MPE pede manutenção de tornozeleira em coronel que passou por cirurgia no coração

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE pede manutenção de tornozeleira em coronel que passou por cirurgia no coração
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) apresentou parecer nesta quarta-feira (29) para que seja mantida tornozeleira eletrônica instalada no ex-secretário adjunto de Administração, o coronel José de Jesus Nunes Cordeiro. Cordeiro é processo em consequência da Operação Sodoma, suspeito de compor organização criminosa junto do ex-governador Silval Barbosa.

Leia também
Ministro não conhece recurso e barra tentativa de Stábile rediscutir condenação

 
“Ainda subsistem os requisitos que fundamentaram a prisão preventiva do acusado José de Jesus Nunes Cordeiro, notadamente, no referente a assegurar a aplicação da lei penal”, assinalou o promotor de Justiça Sérgio Silva da Costa.
 
Conforme os autos, foi decretado à prisão preventiva do réu no dia 23 de março de 2016, ficando recolhido no Batalhão de Operações Especiais (Bope). Através do alvar á de soltura datado de 14 de julho de 2017, foi posto em liberdade na mesma data, onde foi imposta a medida cautelar de monitoramento eletrônico.

Segundo defesa, da data da prisão a até a presente data transcorreu mais de cinco anos e seis meses. Do mesmo modo, a medida cautelar de monitoramento eletrônico já dura mais quatro anos. A decretação da prisão preventiva do acusado foi para a garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal. A medida cautelar de monitoramento eletrônico teve a mesma finalidade.

Ocorre que o acusado foi internado no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, no dia nove de julho de 2021, com dores no peito. No dia 17 de julho foi solicitado a retirada da tornozeleira. Foi realizado procedimento cirúrgico no dia 19 de julho de 2021, com substituição de quatro veias do coração. O acusado foi diagnosticado com Covid-19, no dia 23 de julho de 2021, recebendo alta hospital no dia 27 de julho de 2021.

Cordeiro cumpriu a quarentena obrigatória em casa, e no dia 16 de agosto de 2021, foi recolocada a tornozeleira eletrônica na central de monitoramento. Segundo defesa, é preciso se ater para o conceito epistemológico que rege todos os outros princípios constitucionais, qual seja “o princípio da dignidade humana”.
 
Requerimento aguarda julgamento na Sétima Vara Criminal de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet