Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Civil

controle do Indea

MP aponta desmatamento ilegal e 'lavagem de gado' para investigar Guias de Trânsito Animal

Foto: Reprodução

MP aponta desmatamento ilegal e 'lavagem de gado' para investigar Guias de Trânsito Animal
O Ministério Público (MPE) abriu inquérito para investigar a transparência dos dados relacionados à Guia de Trânsito Animal (GTA) no Estado de Mato Grosso, atualmente, segundo o MPE, sob controle do Instituto de Defesa Agropecuária  (Indea).

Leia também 
Taques aponta que MP se apoia em falsas colaborações e pede rejeição de processo sobre interceptações ilegais

 
Segundo informado na abertura do inquérito, a atividade da pecuária é uma das principais causas do desmatamento ilegal no Brasil e que a despeito das proibições do exercício da atividade em áreas embargadas, não raro ocorrem burlas aos sistemas de controle pelos infratores.
 
O falseamento, segundo o MPE, ocorre por meio de “lavagem de gado”, ocultando a verdadeira origem dos animais. Há ainda omissão de imóveis irregulares nos Cadastros Ambientais Rurais e movimentação física de animais de imóveis irregulares para regulares.
 
Inquérito salienta ainda que o Estado de Mato Grosso é o detentor do maior rebanho bovino do país e também o maior exportador brasileiro de carne, o que lhe impõe a necessidade de rígido controle da atividade.
 
“A disponibilização adequada desses dados poderá contribuir com o incremento do monitoramento e a rastreabilidade do produto, possibilitando melhor controle do desmatamento ilegal na cadeia pecuária, garantindo assim a sustentabilidade socioambiental da atividade”, salientou a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.
 
Portaria de instauração de inquérito é do dia sete de outubro. O MPE já enviou ofício ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, requisitando que preste informações, no prazo de 20 dias, sobre a possibilidade de publicização adequada dos dados das Guias de Trânsito Animal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet