Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

preso na Cupincha

Ex-secretário de Saúde recorre ao STJ em busca de liberdade

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ex-secretário de Saúde recorre ao STJ em busca de liberdade
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a revogação de sua prisão preventiva. O habeas corpus, datado do dia sete de novembro, aguarda julgamento. Argumentos utilizados pelo advogado Ricardo Spinelli não foram divulgados.  Célio já havia recorrido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). 

Leia também 
Ex-presidente de sindicato afirma que agia por interesses de seus filiados e pede absolvição

 
Célio foi preso no final de outubro, durante a Operação Cupincha, segunda fase da Operação Curare. Conforme revelado, um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá e que recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões, manteve-se à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou até mesmo recém transformadas para o ramo da saúde.

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, de forma a tentar ocultar o real destinatário dos recursos.

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando à dissimulação dos eventuais beneficiários.

Paralelamente, o grupo empresarial investigado na primeira fase da Operação Curare promovia supostas “quarteirizações” de contratos administrativos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet