Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

advogado de Maggi

Mudrovitsch é eleito para vaga de juiz na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Foto: Reprodução

Mudrovitsch é eleito para vaga de juiz na Corte Interamericana de Direitos Humanos
O advogado Rodrigo Mudrovitsch foi eleito nesta sexta-feira (12) para ocupar uma vaga entre os juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele recebeu 19 dos 24 votos possíveis entre sete candidatos que disputavam quatro vagas. O advogado tornou-se conhecido em Mato Grosso por atuar em processos do ex-deputado estadual José Riva e do ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

Leia também 
MP abre processo contra lei que determina uso de pulseira para identificar pessoas com covid-19


Mestre em direito constitucional pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em direito do Estado pela USP, Mudrovitsch deve cumprir um mandato de seis anos na corte, sediada em San José, na Costa Rica.

Nos 42 anos de funcionamento do tribunal, o Brasil teve apenas dois magistrados e, desde 2018, quando o juiz Roberto Caldas renunciou após ser acusado de violência doméstica, não conta com representante.

Nos últimos anos, a corte ampliou sua atuação para considerar questões sociais como sendo parte do escopo dos direitos humanos. Suas decisões têm de ser seguidas pelos governos que aceitam sua jurisdição, caso do Brasil.

Com informação da FOLHAPRESS
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet