Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

com pedido liminar

Sindicato aciona Justiça para barrar desconto na folha de servidores afastados pela covid-19

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sindicato aciona Justiça para barrar desconto na folha de servidores afastados pela covid-19
O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado (Sisma) entrou com ação contra o Estado de Mato Grosso para suspender e ressarcir descontos promovidos em razão de faltas supostamente injustificadas. Processo é datado do dia 16 de novembro. 

Leia também 
Ministra nega seguimento a HC de Novelli que tentava travar investigação sobre corrupção no TCE

 
Segundo os autos, alguns servidores do ambulatório do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade do Estado de Mato Grosso (Cermac) testaram positivo para o covid-19, no mês de agosto de 2021.
 
Servidores positivados foram devidamente afastados, houve a emissão de atestados médicos‖ em favor dos servidores que tiveram contato com os infectados pelo prazo mínimo de sete dias, e a desinfecção do ambulatório.
 
No entanto, os servidores afastados, embora tenham sido informados através da Coordenadoria Administrativa que não teriam nenhum problema referente a vida funcional e nem financeira, sofreram descontos em seus proventos. Aproximadamente 30 nomes são apresentados no processo.
 
Conforme o sindicato, deve o Judiciário corrigir eventual distorção praticada pelo Poder Executivo quando este, praticar ato que atinja o núcleo essencial do direito preservado.
 
Pedido liminar é para que o Estado de Mato Grosso suspenda descontos e realize o ressarcimento aos servidores que sofreram com o desconto indevido. No mérito, há pedido para confirmar “liminar deferida, reconhecendo e declarando a ilegalidade do desconto realizado, cessando e ressarcindo os valores indevidamente descontados”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet