Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

ordenha mecânica

Justiça mantém recebimento de ação contra ex-secretário acusado por supostas fraudes em licitação

Foto: Reprodução

Justiça mantém recebimento de ação contra ex-secretário acusado por supostas fraudes em licitação
A juíza Celia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas, negou possibilidade de retratação e manteve decisão que recebeu processo contra o ex-deputado estadual, Meraldo Sá, por irregularidades em dispensas de licitações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). O ex-parlamentar era o secretário na época.

Leia também
Justiça recebe ação e ex-secretário virá réu por supostas fraudes em licitação de ordenha mecânica

 
“Tendo em vista que não houve nenhuma inovação fática ou jurídica nos argumentos  sustentados  pelo  requerido, os  quais  não  apresentam fundamentação  suficiente  para  proferir  juízo  de  retratação, mantenho  a decisão  agravada, pelos  seus   próprios  fundamentos”, diz trecho da decisão publicada no Diário de Justiça desta sexta-feira (19).
 
Conforme os autos, licitações versavam sobre aquisição de ordenha mecânica e a prestação de serviço de reparo e manutenção de um portão eletrônico, respectivamente. Além de Meraldo Sá, tornou-se ré a empresa FH Piccolo Ind. Com. e Serviços de Máquinas para Ordenha.
 
Conforme apurado, o município de Castanheira solicitou à Sedraf a aquisição de uma ordenha mecânica, a qual seria destinada para a premiação de um participante do torneio leiteiro do referido município. A aquisição, embora não atendesse ao interesse público, mas sim, a interesses particulares, foi realizada mediante dispensa de licitação, bem como foram constatadas irregularidades graves na proposta e na contabilização da referida despesa. 
 
Em relação ao reparo e manutenção do portão eletrônico, foi realizada vistoria in loco, não sendo possível constatar se os portões eram automatizados, tampouco qual seria a manutenção realizada.  Porém, constatou-se que não havia motor elétrico nos portões. 
 
Em sua decisão, a juíza Célia Regina Vidotti esclareceu que, após diligencias realizadas na fase inquisitiva, contatou-se que os serviços de manutenção dos portões não foram prestados. A empresa requerida, por seu proprietário, afirmou taxativamente, que vendeu e entregou duas “ordenhas mecânicas”, para a Sedraf, oriundas das duas dispensas licitatórias, enquanto o requerido Meraldo Figueiredo de Sá citou apenas a compra de uma “ordenha mecânica”.
 
“Em se tratando de recebimento da inicial, descabe ao Magistrado analisar profundamente questões relativas ao mérito da ação civil pública, devendo ater-se a indícios de materialidade e autoria dos atos de improbidade debatidos que, no caso, estão efetivamente presentes”, salientou a magistrada. 
 
Petição inicial foi recebida em relação aos requeridos Meraldo Figueiro de Sá e FH Piccolo Ind. Com. e Serviços de Maquinas Para Ordenha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet