Olhar Jurídico

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

prescrição livra ex-deputado

Filho de Júlio Campos é denunciado por omitir doações financeiras à campanha do pai

Foto: Rogério Florentino

Filho de Júlio Campos é denunciado por omitir doações financeiras à campanha do pai
O Ministério Público Eleitoral (MPE) propôs ação contra Júlio Domingos de Campos Neto, acusado de deixar de emitir recibos de doações financeiras à companha eleitoral do então candidato a deputado federal em 2010, Júlio Campos.

Leia também 
Justiça reconhece prescrição e livra Wilson Santos de processo que cobrava R$ 20 milhões

 
Segundo os autos, posteriormente, Júlio Campos deixou de prestar contas de referidas doações, justamente porque a doação foi ocultada com o auxílio de seu filho, o denunciado, administrador de empresas da família.
 
“O denunciado efetivamente auxiliou seu pai, o candidato a Deputado Federal Júlio José de Campos, a omitir recibos de doações feitas pela empresa administrada pelo denunciado a favor da campanha de seu pai (dinheiro utilizado para viabilizar compra de votos), consequentemente, auxiliou-o a omitir, em prestação de contas de campanha, a arrecadação e gastos no valor total de R$ 207.520,72”, diz trecho da ação.
 
Ainda segundo ação, evidenciou-se que durante a campanha eleitoral, Júlio Campos e seu filho ofereceram e efetivamente deram vantagem indevida a eleitores, por meio de entrega de vale-abastecimentos e vale-compras para os moradores de Várzea Grande e Cuiabá́.
 
No processo, o MPE esclareceu que o fato de comprar votos tipifica o delito de corrupção eleitoral, porém, já está fulminado pela prescrição, razão pela qual tal crime não é objeto da denúncia, cuja narração serve apenas para contextualizar o crime de falsidade ideológica eleitoral.
 
Júlio campos não foi denunciado em nenhum dos crimes por contar com mais de 70 anos idade e o prazo prescricional contar pela metade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet