Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Retotalização dos votos não interfere na atual composição da Câmara

Em uma breve solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (26/11) nas dependências do cartório eleitoral da 39ª zona eleitoral de Cuiabá (MT), foi realizada a retotalização dos votos relativos às eleições proporcionais da Capital, motivada pelo trânsito em julgado da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que manteve o indeferimento da candidatura de Julyene Paola dos Reis, que concorreu pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), recebendo 1.160 votos.

Paola Reis chegou a ter a candidatura deferida em primeira instância, mas em recurso movido para o Tribunal Regional Eleitoral, seu pedido foi indeferido após os juízes membros comprovarem que ela não prestou contas da sua campanha para vereadora nas eleições de 2008.

Agora, com a confirmação da decisão do TRE-MT pelo Tribunal Superior Eleitoral, que não cabe mais recurso, a retotalização dos votos foi necessária para anular os 1.160 votos obtidos pela candidata no pleito de 2012.

Com a votação obtida em 7 de outubro, Paola Reis ocupava a sexta suplência do partido PDT, que não se coligou a nenhuma outra legenda para concorrer às eleições proporcionais. O sétimo suplente do partido, Hermes da Silva Filho, ocupará a sexta suplência e assim sucessivamente com os demais candidatos, que ganharão uma posição na escala de suplência.

O PDT de Cuiabá elegeu dois candidatos para a câmara municipal, Adevair Cabral e Renivaldo do Nascimento.

Apesar da redução do número de votos válidos, alterando o quociente eleitoral e partidário das eleições proporcionais de Cuiabá, a composição da câmara de vereadores, anunciada no dia 7 de outubro, será mantida.

Todo o procedimento foi acompanhado pelo presidente regional do PDT, Aurélio Augusto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet