Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Covid-19

Justiça Federal restringe acesso a júri de empresário acusado de matar juiz

Foto: Reprodução

Justiça Federal restringe acesso a júri de empresário acusado de matar juiz
Em decorrência da Covid-19, o acesso à plenária no Júri Popular em face do empresário Josino Guimarães será restrito ao magistrado, aos jurados, às partes e aos servidores que trabalharão no ato processual. Ato processual está marcado para o dia 21 de fevereiro, às 9 horas.

Leia também 
MPE abre três ações por mensalinhos a ex-deputados e cobra mais de R$ 37 milhões 


Ainda segundo assessoria de imprensa da Justiça Federal, será destinado um espaço anexo à Plenária do Júri para que os familiares dos envolvidos possam acompanhar o julgamento.
 
Ação penal proposta pelo Ministério Público Federal acusa a prática de homicídio do Juiz Estadual Leopoldino Marques do Amaral, que foi encontrado morto no Paraguai, em setembro de 1999.
 
O réu foi absolvido pelo Tribunal do Júri, realizado entre 29 de novembro de 2011 e primeiro de dezembro de 2011. O julgamento, contudo, foi anulado pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que deu provimento à apelação interposta pelo MPF.
 
Contra tal decisão, a defesa opôs embargos infringentes e de nulidade, que foram rejeitados. Posteriormente, impetrou habeas corpus, dirigido ao Superior Tribunal de Justiça, tendo sido concedida medida liminar para suspender a realização de novo julgamento, designado para o dia três de fevereiro de 2016. A sessão foi cancelada e determinado o sobrestamento do feito até o julgamento definitivo.
 
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, pelo não conhecimento do Habeas Corpus. O feito foi, então, incluído na reunião do Tribunal do Júri e será submetido na data de 21 de fevereiro de 2022 a julgamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet