Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

emanuel X MAuro

Prefeitura volta a se manifestar no STJ para tentar travar troca do VLT pelo BRT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Prefeitura volta a se manifestar no STJ para tentar travar troca do VLT pelo BRT
A prefeitura de Cuiabá se manifestou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que haja prosseguimento de ação questionando a troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT). Documento é do dia 23 de fevereiro. A intenção do processo é impedir a troca.

Leia também 
Justiça Estadual nega progressão a menor internada por morte de amiga no Alphaville

 
Segundo a prefeitura, em que pese nota técnica contendo informação de que a prefeitura de Cuiabá foi convidada a participar da reunião dos trabalhos do GT Mobilidade Cuiabá, tal fato por si só não garantiu a o direito líquido e certo do município em participar do processo decisório de troca de modal de transporte público intermunicipal.
 
Na manifestação, a prefeitura voltou a afirmar que se pretende “tão somente impedir de forma preventiva que a autoridade apontada como coatora, qual seja, Ministro do Desenvolvimento Regional, pratique qualquer ato tendente a provação a decisão já tomada (e devidamente demonstrada nos autos) de substituição do modal de transporte coletivo intermunicipal por estar configurada uma ameaça de direito líquido e certo”.
 
“Diante de todo o exposto, vem o Município de Cuiabá, manifestar justificadamente seu interesse pelo prosseguimento do mandamus até ulterior julgamento de mérito”, finaliza manifestação.
 
A ação

A Procuradoria do município narra no mandado de segurança que, em 2009, a cidade de Cuiabá, ao ser escolhida como uma das sedes para os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, recebeu, entre as exigências do Comitê organizador do evento, a necessidade de melhoria da mobilidade urbana.
 
Com isso, foi iniciado o procedimento licitatório para o desenvolvimento de uma linha de transporte público intermunicipal com a utilização do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. A licitação teve andamento – com recursos do governo federal por meio de contratos de financiamento da Caixa Econômica Federal – e resultou no Consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande, num valor de quase 1 bilhão e 480 milhões de reais.

No entanto, a obra, que deveria ficar pronta em março de 2014, não chegou a ser concluída por causa de uma série de questionamentos judiciais, e acabou interrompida. De acordo com o município, foram construídos apenas 6 Km de via. A faixa por onde passaria a composição está abandonada, bem como os veículos fabricados para o transporte parados em garagem do município de Várzea Grande.

Segundo a defesa municipal, para sua surpresa, o governador mato-grossense anunciou, durante entrevista coletiva à imprensa, que o tipo de transporte antes escolhido – o VLT – seria substituído por outra opção, o BRT.
 
A escolha seria embasada em estudos técnicos elaborados pelo governo estadual em parceria com grupo técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet