Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

ação conjunta

Defensoria Pública organiza ação para auxiliar pessoas trans a mudar de nome em documentos

Foto: Reprodução

Defensoria Pública organiza ação para auxiliar pessoas trans a mudar de nome em documentos
As defensoras públicas Rosana Leite e Danielle Dorilêo participaram de uma reunião com Lupita Amorim, coordenadora do Coletivo Negro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT Cuiabá), e Melissa Cruz, colaboradora do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, sobre a atuação da Defensoria Pública em prol da mudança de nome das pessoas trans em documentos.

Leia também 
Ministro pede vista de processo que discute permanência de Botelho na Presidência da AL


“O resgate da dignidade e do respeito para as pessoas trans, pela possibilidade de serem conhecidas como desejam, é primordial para todo e qualquer ser humano. A Defensoria também estará a atuar para mostrar à sociedade que a forma de tratamento e nome são primordiais para toda e qualquer pessoa como identidade, e, até mesmo, uma nova vida surgindo para eles e elas”, afirmou a defensora Rosana Leite, coordenadora do Nudem.

A ação conjunta será realizada pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) e Balcão da Cidadania, da Defensoria Pública, juntamente com o Coletivo Negro Universitário da UFMT, o Instituto de Mulheres Negras (Imune) e a Casa das Pretas.

“Todo esse processo de retificação do nome e gênero nos documentos é muito importante porque vai possibilitar que as pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho formal sem ter que lidar com a transfobia, por conta do seu nome de registro”, destacou Lupita Amorim.

Para Melissa, a retificação do nome no documento não é apenas uma questão burocrática, mas também uma forma de garantir respeito e até mesmo melhorar a autoestima das pessoas trans.

“Além de dar um orgulho para a gente, também ajuda a não passar certos constrangimentos no momento em que precisamos nos identificar. Porque, toda vez que apresentamos o nosso documento, as pessoas ficam perguntando se é você, como se nossa identidade fosse anulada. Vai auxiliar no trabalho, na faculdade, quando viajarmos, em tudo”, relatou.

O mutirão está previsto para ocorrer durante o dia todo, inicialmente apenas em Cuiabá, podendo depois ser estendido a outros municípios, em data ainda a ser definida.

“A Defensoria Pública sempre está aberta para acolher e atender todos os grupos de pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade. O acolhimento das pessoas trans, possibilitando que tenham reconhecido legalmente o nome que escolherem, certamente lhes trará mais dignidade e respeito. Para ações como essa, estamos e sempre estaremos de portas abertas”, afirmou a defensora Maria Luziane Ribeiro de Castro, secretária executiva da Instituição.

A DPMT fará a requisição dos documentos necessários, constantes em certidões, para conseguir a mudança dos nomes. Estão sendo realizadas tratativas junto a cartórios, a princípio de maneira extrajudicial, para a realização da ação.

Desde 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, por meio do Provimento 73, que as pessoas transgêneros podem fazer a troca de nome e gênero em sua documentação sem a necessidade de uma ação judicial. Também não é necessário ter feito cirurgia de redesignação sexual ou tratamentos hormonais.

Apesar disso, segundo a defensora Danielle Dorilêo, existem muitas dificuldades no processo de retificação de nome e gênero de pessoas trans nos documentos oficiais, tanto pela falta de informação completa e acessível, quanto pelo tratamento dispensado a essas pessoas durante o processo.

“Conforme este Provimento do CNJ, maiores de 18 anos têm o direito de requerer a retificação diretamente no cartório mediante o pagamento de uma taxa ou, comprovando sua hipossuficiência, pode procurar a Defensoria Pública e conseguir a gratuidade do documento. É necessário apresentar algumas certidões para a retificação que, na maioria das vezes é conseguida de maneira gratuita”, explicou Danielle.

Mesmo que haja uma taxa cobrada pelo cartório, a Defensoria Pública pode solicitar a obtenção gratuita do documento. De acordo com a defensora, só é possível alterar o primeiro nome da pessoa trans, ou seja, o sobrenome continuará o mesmo.

“Dessa forma, cabe à Defensoria Pública orientar e auxiliar as pessoas trans em busca de sua dignidade. Afinal, ter o nome respeitado e reconhecido faz toda a diferença na vida de uma pessoa”, destacou.

Uma nova rodada de conversas foi agendada para o dia 15, na Casa das Pretas, com a presença das duas defensoras públicas e de um profissional da área de Psicologia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet