Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Ministério Público

Conselho prorroga por 60 dias Processo Administrativo Disciplinar contra procuradores de Justiça de MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Conselho prorroga por 60 dias Processo Administrativo Disciplinar contra procuradores de Justiça de MT
Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prorrogou por mais 60 dias Processo Administrativo Disciplinar em desfavor dos procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso, Ezequiel Borges de Campos e Ana Cristina Bardusco Silva. Decisão é do dia 29 de março.

Leia também 
Nininho aponta falta de provas e pede rejeição de processo sobre propina de R$ 7 milhões para concessão de rodovia

 
“O Conselho, por unanimidade, decidiu pela prorrogação de prazo, por 60 (sessenta) dias, a partir de 22 de março de 2022, nos termos propostos pelo Relator. Ausentes, justificadamente, o Conselheiro Daniel Carnio, o Presidente do CNMP, Antônio Augusto Brandão de Aras e, em razão da vacância do cargo, o representante indicado pelo Supremo Tribunal Federal, e os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil”.
 
O PAD nasceu de reclamação feita pelo empresário Eder Pinheiro, dono da Verde Transportes. Segundo apurado, os membros do MPE deixaram de formular denúncia ou dar outra solução definitiva para investigação, que se prolongou por anos. Os membros do Ministério Público supostamente violaram o dever funcional de desempenhar com zelo e presteza as suas funções.
 
De acordo com o PAD, o procurador de Justiça atuou, mesmo fora das suas atribuições, de forma massiva nas demandas que tramitam acerca de transportes públicos, de modo a fragilizar o cumprimento do dever de atuar com imparcialidade e impessoalidade em procedimentos extrajudiciais e judiciais acerca dessa temática. Dessa forma, violou os deveres funcionais de zelar pelo prestígio da Justiça, por suas prerrogativas e pela dignidade de suas funções.
 
Por fim, a procuradora de Justiça manifestou-se favoravelmente à Viação Novo Horizonte LTDA em Investigação Criminal nº 0031740-66.2018.8.11.0000 para que houvesse o fornecimento de cópia dos referidos autos com material sigiloso, embora a pessoa jurídica postulante não fosse investigada. Assim sendo, incorreu a representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em inobservância do dever funcional de desempenhar com zelo e presteza suas funções.
 
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referendou no dia 20 de setembro de 2021 a instauração de processo administrativo disciplinar. O relator do PAD decidiu pela citação dos procuradores de Justiça para que, querendo, no prazo de 10 dias, apresentassem defesa prévia, oportunidade em que poderiam indicar o rol de testemunhas e outras provas que pretendessem produzir no curso da instrução processual.

Por meio dos Ofícios nº 1041 e 1049/2021/GAB/PGJ, de 27 de outubro de 2021, foram devolvidos os mandados de citação devidamente cumpridos, os quais foram juntados aos autos na mesma data. Nos dias 5 e 8 de novembro de 2021, Bardusco e Borges de Campos apresentaram suas defesas prévias, respectivamente.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet