Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Civil

Procurador-geral

PGJ apresenta manifestação para livrar Maggi de processo sobre compra de vaga no TCE

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

PGJ apresenta manifestação para livrar Maggi de processo sobre compra de vaga no TCE
Procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antonio Borges Pereira apresentou manifestação pelo provimento de pedido do ex-governador Blairo Maggi, interrompendo tramitação de processo que julga suposta compra de vaga no Tribunal de Contas (TCE-MT).

Leia também 
Motorista de Saveiro que capotou é solto em audiência de custódia; esposa faleceu

 
Segundo manifestação do PGJ, datada do dia 13 de março, ação na Justiça Estadual deve ser interrompida em decorrência da decisão exarada em habeas corpus da Justiça Federal que determinou o trancamento da ação penal sobre os mesmos fatos.
 
Segundo o PGJ, no caso de Blairo Borges Maggi, o acórdão do habeas corpus reconhece “a inexistência de ato de ofício concreto (praticado com infringência de dever funcional), de nexo causal entre o paciente e as condutas supostamente delitivas, bem como de elementos de convicção que comprovem sua participação”.
 
“Portanto, havendo a identidade dos fatos objeto da referida ação de improbidade e da ação penal trancada, circunstância inclusive já reconhecida pelo r. Juízo a quo, forçoso considerar que o julgamento do HC, no qual restou reconhecida a atipicidade e a ausência de conduta a ser imputada ao agravante Blairo Maggi, produzirá efeitos em relação à citada ação de improbidade”, completou o PGJ.
 
Além de Blairo Maggi, são alvos do processo Ségio Ricardo, Eder Moraes, Alencar Soares, Junior Mendonça, Humberto Bosaipo, José Riva, Silval Barbosa e Leandro Valoes Soares.

Na ação, o Ministério Público descreve a atuação de uma organização criminosa instalada no alto escalão dos poderes Executivo e Legislativo de Mato Grosso e que é objeto de investigações iniciadas em 2014, na Operação Ararath.

Entre as irregularidades já identificadas está a negociação de cadeiras no Tribunal de Contas do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet