Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ambiental

crimes ambientais

Magistrado declara extinção de punibilidade em ação proveniente da Operação Jurupari

Foto: Reprodução

Magistrado declara extinção de punibilidade em ação proveniente da Operação Jurupari
O juiz Rodrigo Roberto Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, julgou extinta a punibilidade em processo proveniente da Operação Jurupari. Decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça do dia 11 de maio.

Leia também 
Juiz torna réu motorista que matou duas pessoas em VG; nova prisão é indeferida

 
Eram alvos do processo Valdir Antonio Rochembach, Wilson Antonio Rossetto, Alcides Joao Rochembach, Afranio Cesar Migliari, Luana Ribeiro Gasparotto, Reinaldo de Souza Bilio e Ludia Emilia Kerber Rochembach.
 
Processo foi resultado do desmembramento da ação penal distribuída à 5ª Vara da Seção Judiciária Federal de Mato Grosso, iniciada com a denúncia confeccionada pelo Ministério Público Federal. Investigações apuraram crimes relacionados à extração e comércio ilegal de madeiras supostamente retiradas de áreas públicas federais submetidas a regime de especial proteção ambiental.
 
Em sua decisão, magistrado salientou que o recebimento da denúncia é nulo. Considerando o ano de 2009 como marco inicial para a contagem do prazo prescricional, quando ocorreram os fatos narrados na inicial, verifica-se que, entre a data dos fatos até a presente data, transcorreram mais de 12 anos, situação que implica no reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva.
 
A operação, deflagrada em 2010, desmantelou esquema de crimes ambientais cometidos em Mato Grosso, cujos danos estimados chegam a R$ 900 milhões. O esquema, segundo o MPF e a PF, envolvia servidores públicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lobistas, responsáveis técnicos, madeireiros e proprietário rurais, acusados de interferir na aprovação de projetos de manejo florestais na região Norte do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet