Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Operação Placebo

Gaeco prende empresário suspeito de compor organização criminosa para roubo de fertilizantes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Gaeco prende empresário suspeito de compor organização criminosa para roubo de fertilizantes
Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondonópolis (a 198 km de Cuiabá) cumpriram, nesta segunda-feira (30), mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá contra um empresário do ramo de armazéns por roubo e furto de fertilizantes. 

Leia também 
STF nega recurso do MP e mantém decisão para reavaliar pena de Arcanjo


A ação foi um desdobramento da Operação Placebo, deflagrada em abril deste ano e que investiga uma quadrilha acusada de cometer crimes de furto, roubo e estelionato para a subtração e desvio de carregamentos de fertilizantes agrícolas. O empresário também é acusado de envolvimento em crimes relacionados a organização criminosa e furto qualificado, dentre outros crimes em apuração.

O trabalho de investigação constatou prática de furto e roubo de fertilizantes agrícolas em todo estado de Mato Grosso. A organização criminosa subtraía os fertilizantes e revendia a receptadores. Integrantes da quadrilha se faziam passar por empresários, que “esquentavam” o produto, emitindo notas fiscais falsas como se eles tivessem fabricado ou revendido o produto.

Os fertilizantes eram subtraídos durante o transporte para os verdadeiros compradores e substituídos por "placebo", materiais como sal grosso pintado com corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura. 

O prejuízo estimado provocado pela quadrilha gira em torno de R$ 40 milhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet