Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

perícias

Magistrado recebe processo contra médico acusado de praticar crimes no Detran; filho de Riva entre as vítimas

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Magistrado recebe processo contra médico acusado de praticar crimes no Detran; filho de Riva entre as vítimas
O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, recebeu processo em face do médico Napoleão João da Silva, acusado de forçar a associação de colegas à empresa Perimetran Perícias, ocasionando a retenção mensal de 50% do valor dos honorários. O crime descrito é o de concussão.
 
Leia também 
MP processa médico acusado de praticar crimes no Detran; filho de Riva entre as vítimas 


“Em análise à peça acusatória, nota-se que a inicial atende ao disposto no artigo 41 do Código de Processo Penal e que não há incidência de nenhuma das hipóteses previstas no artigo 395 do CPP, pelo que recebo a denúncia oferecida em face do réu supracitado, por satisfazer os requisitos legais, vez que amparada em indícios de autoria e materialidade”, diz trecho da decisão.
 
Segundo os autos, a associação era necessária para que os profissionais pudessem entrar na escala de atendimento e aplicar exames de aptidão física e mental em candidatos à habilitação veicular na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
 
Entre as vítimas está José Geraldo Riva Junior, médico que é filho do ex-deputado estadual. Segundo o MPE, os credenciamentos dos profissionais médicos ocorriam sem a realização de processo de seleção isonômico e impessoal. Dessa forma, como o número de profissionais em cada unidade do Detran era reduzido, havia grande concorrência para o credenciamento junto ao órgão.
 
A realização dos exames de aptidão física e mental para habilitação em Cuiabá e Várzea Grande eram realizados na sede do Detran e a distribuição dos exames entre os médicos era organizada pela empresa Perimetran Perícias.
 
Conforme o órgão de acusação, o denunciado, em datas não precisas, mas entre os anos de 2013 e 2015, exigiu vantagem indevida do médico José Geraldo Riva Júnior, consistente no condicionamento para a inserção na escala de realização dos exames no órgão à associação deste na empresa Perimetran, cuja associação era condicionada ao pagamento de 50% dos rendimentos recebidos por 12 meses ou 100% pelo período de seis meses.
 
“Portanto, o denunciado Napoleão João da Silva aproveitou do controle que possuía sobre o setor de perícias médicas (conhecedor dos trâmites, servidor do DETRAN -MT), da ignorância, bem como da necessidade de novos credenciados, para impor-lhes não só a obrigação de integrar a empresa por eles então constituídas, como também, de pagar metade da remuneração devida nos primeiros 12 meses, ou mesmo o total daquela relativa ao primeiro semestre”, diz trecho do processo.
 
O Ministério Público pede “a procedência da ação penal para condenar o denunciado pela prática dos delitos [concussão] descritos na exordial acusatória”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet