Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

atezolizumabe

Justiça determina que Estado forneça medicação de alto custo para paciente com câncer no fígado

Foto: Reprodução

Justiça determina que Estado forneça medicação de alto custo para paciente com câncer no fígado
A pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso, o juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública de Várzea Grande, José Lindote, determinou que, em cinco dias, a secretaria de Estado de Saúde forneça os medicamentos atezolizumabe 1.200 mg e bevacizumabe 800mg, para a massoterapeuta Neide de Oliveira Barros, 45 anos. Ela foi diagnosticada com um câncer agressivo no fígado e não tem como custear o tratamento, orçado em R$ 200 mil, por três meses.

Leia também 
MPE recorre para reformar sentença que inocentou ex-secretário em processo sobre Escândalo das Land Rovers


A decisão foi dada no fim da tarde de quarta-feira (8/6) e estabelece que a medicação seja fornecida urgentemente, até a regressão da doença, segundo orientação médica. Lindote determina ainda que, caso seja necessário o uso hospitalar do medicamento, que o tratamento seja feito prioritariamente nos hospitais Geral de Cuiabá; do Câncer de Mato Grosso ou na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Todas as unidades hospitalares citadas pelo juiz são habilitadas pelo Sistema Único de Saúde como centro de assistência de alta complexidade em oncologia (Cacon) e como unidades de assistência de alta complexidade em oncologia (Unacon). “A presente decisão serve como autorização e dispensa a expedição de mandado”, determina.

O juiz decidiu também que a Secretaria de Saúde, cumpra a decisão, devendo fazer a comprovação, sob pena de cometimento de ato atentatório à dignidade da justiça e autoriza que a decisão seja encaminhada por malote digital ao Estado.

A ação de obrigação de fazer, com pedido de liminar em benefício de Neide foi proposta pelo defensor público, Alberto Macedo, que atua no Núcleo de Iniciais, em Cuiabá. 

Diagnóstico 

A servidora da Defensoria Pública e filha de Neide, Nazlla Ourives Silva, explica que o diagnóstico da mãe foi dado no dia 21 de maio, após ela apresentar fortes dores nas costas e na barriga. 

“Desde o começo de maio ela sentia dores, até que um dia, não suportando a intensidade, procurou um médico. E o diagnóstico foi de que, diante da fragilidade do órgão, não dá para operar, nem fazer quimioterapia, nem transplante. A medicação é para ela ter uma chance do tumor reduzir e então, fazer a cirurgia de retirada. Ela já tinha que estar tomando o remédio, a cada 21 dias. Mas, o SUS não o fornece”, explica.

Nazlla afirma que diante do susto da notícia, a família busca vender bens, fazer bingo e eventos para conseguir arrecadar valores para iniciar o mais rápido possível o tratamento da mãe. “Meu pai já achou comprador para o seu carro, estamos pedindo doações e organizando eventos para, assim que alcançarmos os primeiros R$ 66 mil, comprar os remédios para ao menos um mês”, conta esperançosa.

Força Tarefa

A família e os amigos de Neide estão organizando no dia 18 de junho, na comunidade de Cachoeirinha, município de Rosário Oeste, três eventos beneficentes para arrecadar valores: Bingo, Torneio de Futebol Society e Almoço com sorteio de brindes. Os interessados em saber como ajudar na doação de brindes para o almoço podem entrar em contato com: Joanice: (65) 99608 9947; Zita: (65) 99994 5100. Para saber dos eventos e fazer doações por Pix: 65984486151 Nazlla Silva.

“A única medicação que minha mãe está fazendo uso agora é de dipirona e buscopan para não afetar o rim dela com medicamentos mais fortes. É uma sensação horrível de impotência por não podermos fazer muita coisa. Então, pedimos, quem puder nos ajudar, estamos precisando”, diz Nazlla.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet