Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

ação de sindicato

Justiça rejeita liminar que tentava suspender contrato de serviço médico em UPAs e policlínicas de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Justiça rejeita liminar que tentava suspender contrato de serviço médico em UPAs e policlínicas de Cuiabá
O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, rejeitou pedido liminar para suspender contrato firmado para a prestação de serviço médico nas unidades UPA Norte, UPA Sul, UPA Verdão, Policlínica Coxipó, Policlínica Pedra 90 e Policlínica do Planalto, em Cuiabá.

Leia também 
Casal relata que sobrinha foi adotada antes de busca por familiares aptos à guarda provisória

 
Ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso, em desfavor do Município de Cuiabá e Family Medicina e Saúde Ltda, representada por Milton Correa da Costa Neto.
 
O sindicato alegou, em síntese, que o requerido Município de Cuiabá firmou o contrato questionado, com a empresa requerida, por meio da dispensa de licitação n.º 011/2022/PMC, cujo objeto é a  terceirização da mão-de-obra para atuar em atividade fim, violando o princípio do concurso público.
 
Asseverou que o processo de dispensa de licitação não consta no portal transparência. Ainda, que não se sabe se outras empresas foram chamadas para apresentarem oferta para a prestação do serviço, tampouco os motivos determinantes para a dispensa da licitação, o que impede verificar se o Município de Cuiabá está tratando de forma isonômica e impessoal a contratação de particulares para prestarem serviços ao SUS.
 
Sindicato afirmou que o proprietário e representante da empresa contratada foi secretário adjunto de planejamento e operações do Município de Cuiabá e está envolvido em outras contratações na área da saúde que são alvo de investigações por ilegalidades e dano aos cofres públicos por superfaturamento.
 
Asseverou que estão presentes os requisitos legais para a concessão da liminar em tutela de urgência, para determinar a suspensão do contrato questionado. No mérito, requer a confirmação da liminar para determinar a anulação do contrato firmado entre os requeridos, decorrente da dispensa de licitação n.º 011/2022/PMC, bem como condenar o Município de Cuiabá a realizar concurso público.
 
Em sua decisão, Bruno D’Oliveira salientou que o sindicato pede que a Justiça suspenda um contrato de natureza temporária, sob o argumento da ilegalidade por configurar terceirização da atividade fim e, ao mesmo tempo, autorize a contratação temporária para prestação de serviços médicos no âmbito da saúde do Município de Cuiabá.
 
“Ocorre que a contratação temporária é excepcionalíssima e não pode ser determinada por meio de ato judicial, sob pena de ofensa ao princípio da separação dos poderes”, explicou o magistrado.

Ainda segundo o juiz, em relação ao pedido de suspensão do contrato firmado, o sindicato não logrou êxito em comprovar, minimamente, que na referida contratação, não foram observados os requisitos legais, a modalidade escolhida, o fundamento legal e, notadamente, a ausência de publicidade dos atos, ou que houvesse sobrepreço e consequente prejuízo ao erário.
 
“Assim, numa análise perfunctória, própria deste momento processual, não é possível comprovar a existência dos requisitos legais para a concessão da tutela de urgência pretendida, ao passo em que há alta probabilidade da ocorrência do periculum in mora inverso”, informou, ao negar pedido liminar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet