Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

chegou a ser preso

Justiça extingue ação penal contra advogado acusado de dirigir embriagado e fugir de barreira policial

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Justiça extingue ação penal contra advogado acusado de dirigir embriagado e fugir de barreira policial
O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) extinguiu processo movido contra o advogado Carlos Naves, do município de Rondonópolis. Naves era acusado de dirigir embriagado, fugir de uma barreira policial e outros crimes, chegando até ser preso e depois solto após pagamento de fiança. Decisão foi estabelecida em sessão na Segunda Câmara Criminal no mês de julho. 

Leia também 
Tribunal julga extinta ação do União Brasil contra propaganda de Emanuelzinho

 
Na época, em 2018, o advogado disputava a eleição para deputado federal e alegou inocência. Com a extinção do processo, as acusações foram todas apagadas e até o dinheiro pago como fiança já foi devolvido. O caso aconteceu na madrugada do dia 28 de agosto de 2018, após Naves deixar uma festa infantil e ir em direção à sua residência.
 
O advogado teria sido seguido por várias viaturas policiais, que chegaram a entrar em sua residência e prendê-lo, sob a alegação de ter "furado" um bloqueio policial, ter se recusado a fazer o testo do etilômetrto (bafômetro), além de porte ilegal de arma de fogo e até uma suspeita de sequestro, além de crimes menores de trânsito.
 
Em sua defesa, o advogado alegou abuso de autoridade e até invadido sua residência, configurando uma ação arbitrária e ilegal, pois teriam desrespeitadas suas prerrogativas como advogado. Os policiais teriam até arrancado à força um telefone celular que estava em poder de um dos filhos de Naves, que filmava a ação policial.
 
Carlos Naves negou que tenha desrespeitado qualquer barreira policial e anexou documentos ao processo que comprovavam que ele estavas se dirigido para sua casa em uma velocidade média de 24 quilômetros por hora. Esta velocidade jogaria por terra a acusação de direção perigosa e a de que teria “fugido” de alguma barreira policial, , segundo o advogado.
 
O advogado entendeu também que houve perseguição política, pois ele identificou um dos policiais que participou da ação como sendo um cabo eleitoral de um político de quem é desafeto e ele, já que a caminhonete que usava na ocasião, a qual os policiais tentaram apreender, tinha um equipamento de som e era usada por ele para denunciar o que classifica de “desmandos” do político e alguns de seus aliados.
 
O processo foi extinto em Sessão do Tribunal de Justiça do dia 12 passado e todas as acusações foram igualmente extintas. “O sentimento é de que foi feito justiça”, declarou Carlos Naves.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet