Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

autores na mira

Procurador qualifica fake news como ato antidemocrático e defende aumento das penalidades aplicadas

18 Ago 2022 - 16:14

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Érika Oliveira

Foto: Érika Oliveira

Procurador qualifica fake news como ato antidemocrático e defende aumento das penalidades aplicadas
Procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson apontou nesta quinta-feira (18), durante audiência pública para distribuição de tempo de propagandas em rádio e televisão, que a principal preocupação do Ministério Público nas eleições de 2022 é a divulgação de fake news. Masson defende inclusive o aumento da pena para estes delitos.

Leia também 
Jurídico de Mauro Mendes usará "caso Rosa Neide" em pedido de reconsideração contra vídeo de deputado

 
“Há uma tensão muito grande. Nós temos verificado o uso da fake news, mídias montadas, para tentar atingir a imagem de candidatos. Esse tipo de conduta é muito complicada no período eleitoral. Fica quase impossível do candidato se defender e exercer o direito de resposta que é o instrumento previsto na legislação”.
 
Ainda segundo o procurador, a disseminação de notícias falsas durante período eleitoral é um ato que atenta contra a democracia. “A procuradoria pretende que o Tribunal aumente inclusive a pena aplicada às pessoas que utilizem de fake news. Esse tipo de atuação ilegal, dentro do período eleitoral, ela é muito perniciosa para todos os candidatos e também para toda a democracia”.
 
Erich Raphael Masson apelou para que a população ajude a combater crimes. “A gente pede que, todos que recebem esse tipo de mensagem, façam a denúncia no Ministério Público ou utilizem o Pardal (aplicativo para denunciar)”.
 
O Pardal recebe denúncias de irregularidades eleitorais, com a possibilidade de enviar fotos e/ou vídeos que demonstrem a situação. O aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones e tablets nas plataformas iOS e Android.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet