Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Sucessão na OAB

Aude nega "racha" entre conselheiros para eleição de presidente nacional da Ordem

Foto: Reprodução

Aude nega
O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, Maurício Aude, negou que os conselheiros federais eleitos em sua chapa estejam “rachados” quanto à eleição do novo presidente nacional da Ordem, cuja disputa atualmente envolve dois membros da diretoria como candidatos: o atual vice-presidente, Alberto de Paula Machado, e o secretário-geral Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

“Essa possibilidade de racha não existe”, enfatizou Aude, em declaração que serve como resposta à notícia de que os três conselheiros eleitos – Francisco Esgaib, Cláudio Stábile e Duílio Piatto – estariam divididos em duas candidaturas. Segundo apurou o Olhar Jurídico no último fim de semana, Esgaib já teria “fechado” seu apoio à candidatura de Coêlho, enquanto Stábile e Piatto estariam trabalhando em prol de Machado.

Conselho Federal da OAB-MT está ‘rachado’ entre Alberto e Coelho para Nacional

“A última sessão do Conselho Federal vai ocorrer agora nos dias 8 e 9. Acredito que até lá o cenário para a sucessão, no Conselho Federal, vai ficar definido. Se vai haver realmente duas candidaturas ou se vai haver uma união, com uma candidatura só. Mato Grosso se posiciona hoje como expectador, mas tenho certeza que vamos unidos com relação à eleição no Conselho Federal”, explicou Aude em entrevista exclusiva ao Olhar Jurídico nesta segunda-feira.

O principal argumento do presidente eleito é o de que historicamente “no Conselho Federal, os pré-candidatos acabam se unindo e saem numa candidatura de consenso”.

Sobre os interesses da seccional no processo, Aude não esconde a expectativa. “Existe um desejo de Mato Grosso de compor a diretoria do Conselho Federal. Existe essa possibilidade tanto em relação a um candidato quanto em relação a outro, desses que se colocaram como candidatos a presidente. E nós estamos fazendo um trabalho de união. Seria muito bom Mato Grosso ter um representante na diretoria, fosse como secretário-geral, como vice-presidente, como tesoureiro, porque essa proximidade da seccional com o Conselho Federal traria muitos benefícios para o Estado”, defendeu.

Contudo, como frutos da relação positiva da seccional com o Conselho independente da participação de mato-grossenses, Aude citou os aportes financeiros dos últimos três anos para o reaparelhamento das salas da OAB e para a edificação das quatro novas sedes – Alta Floresta, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.

Além disso, reconheceu o apoio na defesa das prerrogativas, como no recente episódio em que a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira declarou que o Brasil está nas mãos de “uma máfia de advogados”. Com o apoio e a presença do presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcanti, em Cuiabá, a seccional mato-grossense denunciou a ministra por ofensa à classe.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet