Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

MP

Prado é o mais votado do MPE e passará pelo crivo de Silval

05 Dez 2012 - 16:45

Da Reportagem Local - Renê Dioz / Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico - OD

Prado é o mais votado do MPE e passará pelo crivo de Silval
A lista tríplice a ser enviada pelo Ministério Público ao Poder Executivo para a escolha do novo procurador-geral de Justiça será encabeçada pelo procurador Paulo Prado. Junto aos 199 promotores e procuradores, ele obteve 102 votos contra 88 do promotor José Antônio Borges e 85 do promotor Roberto Turim. A lista tríplice deverá ser encaminhada em janeiro ao governador Silval Barbosa (PMDB) para nomeação.

Prado comemorou a vitória de uma disputa “pau a pau”, como o próprio comentou logo após a tabela indicar seu nome como o detentor dos votos da maioria. Ele enfatizou que concorreu contra dois nomes de história dentro do Ministério Público.

“O resultado reflete a aceitação do trabalho que eu fiz anteriormente contra dois colegas com muita história. A classe reconheceu como importante as minhas administrações anteriores. Se o governador entender que deve escolher o mais votado, acho que vamos fortalecer a aproximação do Ministério Público com a sociedade, na discussão da PEC 37 e as grandes discussões do Estado, como a Copa, o meio ambiente, a infância e juventude, saúde e educação”, declarou Prado.

Por sua vez, o promotor Roberto Turim analisou como positivo o resultado da votação, sobretudo pelos votos singulares que recebeu. Na votação do MP, os membros têm a possibilidade de votar em mais de um candidato.

Dos 85 votos recebidos por Turim, 53 foram singulares (Prado recebeu 44 votos singulares dentre seus 102). A alta proporção desse tipo de voto sugere uma demonstração de maior convicção por parte do eleitor. “O voto singular é mais definido, mais convicto”, reconheceu Turim. “Mas não é maioria”, ponderou.

Já José Antônio Borges, que recebeu 88 votos (sendo 31 singulares), preferiu não comentar a votação com a imprensa.

O atual procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra se disse satisfeito com o nível da campanha, de caráter propositivo, e lembrou que já esperava uma disputa acirrada. Para ele, o novo procurador deverá receber um Ministério Público melhor paramentado, com dotação orçamentária superior e maior número de servidores para atuar em desafios. Dentre os principais desafios do próximo procurador estão problemas inerentes à redução na arrecadação e pujança econômica do Estado, pontuou Ferra, bem como os relacionados a meio ambiente.

A lista tríplice segue agora para a aprovação do governador Silval Barbosa (PMDB), que definirá qual dos três nomes que disputaram fica com a cadeira. Caso o chefe do Executivo não se manifeste em um prazo de 15 dias, o mais votado assume a vaga automaticamente.

Antes da eleição, Prado afirmou ao Olhar Jurídico que o Ministério Público passa por um momento crucial, frente à Proposta de Emenda Constitucional 37 que tira da instituição o poder de investigação.

“O MP foi eleito como grande representante da sociedade. Estou indo enfrentar estradas turbulentas e tempestades e sair, acredito, fortalecendo os anseios da população mato-grossense”, asseverou Prado ao comentar o momento pelo qual o MP passa.

Paulo Prado acredita ainda que o Ministério Público tenha que ser um dos fomentadores de grandes discussões sociais relacionadas a saúde, educação, meio ambiente, tráfico de drogas, ressocialização de detentos, entre outros. Na ótica do procurador, a mobilização social e a consciêntização da opinião pública são as principais ferramentas que o MP tem de usar para evitar a aprovãção da PEC 37.


Mais informações em instantes Atualizada às 17h02 e às 17h26.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet