Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Sucessão nacional

Almino repudia apoio de conselheiro a Alberto de Paula

Foto: Assessoria

Almino repudia apoio de conselheiro a Alberto de Paula
O advogado Almino Afonso, membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), repudiou a manifestação de apoio assinada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stábile, à candidatura do vice-presidente nacional da instituição, Alberto de Paula Machado, à sucessão do atual presidente da OAB, Ophir Cavalcante.

“Eu reputo como um atentado à democracia orgânica da OAB de Mato Grosso a iniciativa do presidente Claudio Stábile em subscrever manifesto de apoio à candidatura de Alberto de Paula Machado”, declarou Afonso em entrevista ao Olhar Jurídico nesta quarta-feira (5).

Alberto de Paula Machado é candidato à sucessão de Ophir Cavalcante contra o colega de diretoria Marcus Vinicius Furtado Coêlho, secretário-geral da OAB nacional. Além de Stábile, outros 10 presidentes da OAB nos Estados assinam o manifesto pró-Alberto de Paula.

Stábile assina manifesto em apoio a Alberto para OAB
Conselho Federal de MT está ‘rachado’ entre 2 candidatos

Para Almino, a manifestação de Stábile foi precipitada e desrespeitosa para com os demais conselheiros e para os que estão por assumir seus postos. Além disso, o membro do CNMP lembrou que Stábile deveria ter consultado as bases e as lideranças que levaram seu próprio candidato a sucessor na seccional, Maurício Aude, à vitória na eleição em Mato Grosso.

“Em primeiro lugar, ele não é atual conselheiro da Ordem e desrespeita os atuais membros, Francisco Esgaib e José Guilhem. Aliás, desrespeita a si próprio e ao futuro conselheiro Duílio Piatto", pondera o membro do CNMP, que apoiou a candidatura de Stábile em 2010 e a de Maurício Aude.

"Em segundo lugar, ele sequer consultou as bases e demais lideranças que apoiaram Maurício Aude na campanha vitoriosa para a presidência da seccional e joga fora a oportunidade de a OAB de Mato Grosso ter um membro na próxima diretoria da Ordem nacional”, queixou-se Afonso Fernandes, para então desferir crítica ainda mais contundente à postura do atual presidente.

“Temo que os destinos da OAB de Mato Grosso possam ser conduzidos, com essa atitude, pelo cumpadrio e não pelos interesses republicanos que sempre pautaram nossa instituição”, declarou Almino, ressaltando que o candidato Marcos Vinicius Coêlho ofereceu o cargo de secretário geral para o conselheiro Francisco Esgaib enquanto Alberto de Paula ofereceu uma diretoria para a OAB de Goiás.

Mais informações a qualquer momento
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet