Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

clima quente

Faiad vê como impertinente crítica de Almino a Stábile

05 Dez 2012 - 23:23

Da Editoria - Marcos Coutinho/ Da Redação - Julia Munhoz

Foto: Reprodução

Faiad vê como impertinente crítica de Almino a Stábile
O advogado Francisco Faiad, um dos atuais conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, avalia como "impertinente e descabida" a crítica feita pelo membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Almino Afonso Fernandes, ao atual mandatário da instituição no Estado, Cláudio Stábile, que assinou manifesto de apoio à candidatura de Alberto de Paula Machado a presidente da OAB nacional.

"Quem define os candidatos a presidente são os atuais presidentes da OAB nos Estados. Portanto, o Cláudio tem legitimidade para assinar qualquer manifesto e de participar do processo eleitoral. Agora ele (Almino Afonso) não vota e não votará na eleição da Ordem, porque está efetivamente afastado da advocacia há mais de três anos. Sua crítica é impertinente, descabida", declarou Faiad, em entrevista exclusiva ao Olhar Jurídico, na noite desta quarta-feira.

Ex-presidente da OAB-MT, Faiad ressalta ainda que os atuais conselheiros (José Guilhen e Francisco Esgaib, além dele) foram 'sim' comunicados por Stábile do manifesto e sabiam da decisão política do grupo em apoiar a candidatura de Alberto de Paula. "O Cláudio ouviu todos os conselheiros, tanto os atuais quanto os que foram eleitos", assegurou o líder classista.

Em tom irônico, Francisco Faiad desdenhou da defesa e da participação de Almino Afonso no processo de sucessão da OAB Nacional. "Quem sabe quando ele (Almino) voltar para a advocacia, em agosto de 2013, ele talvez possa opinar sobre a advocacia e sobre os assuntos pertinentes à OAB. Agora, ele é conselheiro do MP e não deveria se preocupar de forma impertinente com a iniciativa do Cláudio".

O conselheiro federal destaca ainda que esse tipo de 'racha' tende apenas a prejudicar a seccional mato-grossense. “Prejudica Mato Grosso porque nenhuma das duas candidaturas poderá oferecer participação nas diretorias, apesar de não ser isso que estamos procurando, mas sim o melhor projeto para Mato Grosso” Francisco Faiad disse que ainda acredita na possibilidade de Francisco Esgaib recuar o apoio à Marcus Vinícius Coelho e apoiar Alberto de Paula. “Acredito que Esgaib vá seguir a mesma linha defendida inicialmente por ele”.

Outra questão que pode minimizar o racha na base do Conselho Federal de Mato Grosso é quanto a possibilidade de os dois candidatos a OAB Nacional entrarem em consenso e existir apenas uma candidatura. Segundo Faiad, a expectativa é de que isso ocorra como nos pleitos anteriores, mas não é certo. Isso será discutido nesse final de semana entre os candidatos e a cúpula da OAB Nacional.
 
Atualizada às 08h54
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet