Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

racha

Guilhen defende postura de Esgaib em apoiar Marcus Vinícius para OAB Nacional

Foto: Reprodução

Francisco Esgaib

Francisco Esgaib

O conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), José Antonio Tadeu Guilhen, defendeu o colega Francisco Esgaib e confirmou seu apoio a candidatura de Marcus Vinícius Furtado Coelho para comandar a entidade.

A eleição para a OAB Nacional gerou um ‘racha’ em Mato Grosso pelo fato de os conselheiros eleitos Claudio Stábile e Duílio Piatto estarem apoiando Alberto de Paula, enquanto Esgaib defende Marcus Vinícius.

Segundo Guilhen, a candidatura do atual secretário–geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius, não nasceu agora, mas sim há um bom tempo.

Confira abaixo a manifestação de apoio de Guilhen:

“A eleição do Conselho Federal tem gerado controvérsias entre os Conselheiros Federais Francisco Esgaib, Francisco Faiad, o Presidente Cláudio Stábile e o advogado Almino Afonso.

Importante esclarecer que a candidatura do atual Secretário–Geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, não nasceu agora. Marcus já é candidato à Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil há um bom tempo, e sempre contou com o apoio da maioria das Seccionais brasileiras, e o atual quadro não mudou com as eleições realizadas nas Seccionais neste ano, para o triênio que se iniciará à partir de janeiro de 2013.

O apoio de Francisco Esgaib a Marcus Vinicius já foi manifestado há muito tempo, e na época também hipotequei o meu apoio e nada mudou. Francisco Esgaib está sendo coerente. Numa oportunidade Marcus Vinicius externou sua vontade de ter Mato Grosso na sua diretoria, vindo daí o convite ao Esgaib para participar da Diretoria. Ao contrário do que vem sendo noticiado, houve sim esse convite, não como uma moeda de troca, mas pela postura, capacidade, comprometimento, trabalho prestado a entidade, ou seja, pelas virtudes do conselheiro Esgaib, o que é muito bom para a advocacia de Mato Grosso e porque não dizer para a advocacia brasileira.

Não podemos olvidar que Mato Grosso tem atualmente representatividade destacada no Conselho Federal, onde o Conselheiro Faiad é Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, uma das comissões mais importantes do CFOAB; Esgaib é Vice-Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo e membro do Conselho Gestor do FIDA; sou membro da Comissão Nacional de Exame de Ordem, e mais, o Presidente Claudio Stábile fez uma gestão eficaz a frente da nossa Seccional de MT, o que credencia e legitima Mato Grosso ter uma vaga na Diretoria do Conselho Federal.

É bom que se frise que Mato Grosso do Sul, Góias e Distrito Federal já participaram das diretorias do Conselho Federal, representando a região Centro-Oeste, e é bem provável que Góias, que tem na Diretoria atual o Conselheiro Federal Miguel Cançado como Diretor Tesoureiro, venha compor novamente a chapa de Alberto de Paula Machado, como participante e representante do Centro Oeste temos que estar atentos aos interesses da advocacia matogrossense.
Sendo assim, tem razão o Esgaib quando fala que já passou da hora de Mato Grosso ter um representante na diretoria do Conselho Federal.

Encerro dizendo que nos últimos três anos convivi com Marcus Vinicius, integrando a Primeira Câmara do Conselho Federal da OAB, onde o mesmo é Presidente, e não tenho dúvida alguma que ele reúne todas as condições e está preparado para presidir o Conselho Federal da Instituição, não sendo surpresa que detém o apoio da maioria das Seccionais brasileiras.”

José Antonio Tadeu Guilhen
Conselheiro Federal OAB/MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet