Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

CPMI do Cachoeira pode votar relatório hoje

A votação do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira está marcada para hoje (11), às 10h15, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado. Além do parecer do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), deverão ser analisados os votos em separado apresentados pelos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Rubens Bueno (PPS-PR) e pelo PSDB.

Na semana passada, a votação do parecer foi adiada a pedido das lideranças partidárias do Senado. Os senadores argumentaram que, na ocasião, as atenções estariam voltadas para uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a Operação Porto Seguro da Polícia Federal.

Novo parecer
No fim de novembro, o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou nova versão do parecer, em que retirou o pedido de indiciamento de jornalistas e de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Com as alterações, o relatório final pede o indiciamento de 29 pessoas e a responsabilização de 12 agentes com foro privilegiado na Justiça.

Segundo o relator, a mudança foi possível porque o indiciamento de jornalistas e a investigação de Gurgel não eram questões centrais, como o “núcleo da organização criminosa”. “Esse relatório, com as alterações que fizemos, significará a intenção da maioria da comissão”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet