O governador Mauro Mendes (União) nomeou o advogado Hélio Nishiyama como novo desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT), pelo quinto constitucional da OAB-MT. Hélio ficou em primeiro lugar na lista tríplice formada na manhã desta segunda-feira (19), com 28 votos. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Leia também
Botelho ameniza revolta de defensores da pré-candidatura de Fabio Garcia: ‘toda ação gera uma reação’
A lista ainda era formada por Abel Sguarezi, que recebeu 20 votos, e Flaviano Taques, 20. Hélio Nishiyama despontava como favorito, por ter atuado como advogado de Mauro e da primeira-dama Virginia Mendes.
“Por sua trajetória profissional, ele conseguiu figurar em primeiro lugar, tanto na lista da OAB, como na do Tribunal de Justiça. E por esses motivos, ele foi nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça”, afirmou o governador.
O candidato escolhido pelo governador tomará posse na próxima quarta-feira (21), junto com os demais escolhidos pelo TJMT, também na manhã de hoje. Outro que tomará posse é o promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, nomeado no final de dezembro de 2023 por Mauro, para assumir a vaga reservada ao Ministério Público Estadual (MPE).
Hélio Nishiyama é especialista em Direito Penal e Processo Penal - Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Didática do Ensino Superior - Universidade de Cuiabá (2015). Professor de Direito Penal e Processo Penal na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu. Aluno especial no Programa de Mestrado Profissional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso. Membro da Comissão de Concurso Público para provimento do cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado de Mato Grosso.