Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

Mutirão da Unic para quitar dívidas encerra hoje

Encerra hoje (12 de dezembro) o Mutirão de Conciliação da Universidade de Cuiabá (Unic) realizado em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso. A iniciativa é voltada para possibilitar que clientes inadimplentes com a instituição de ensino sanem as dívidas com a facilidade do parcelamento e redução de multas e juros. Os interessados devem procurar a estrutura montada no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. O mutirão teve início no dia 3 de dezembro.



A coordenadora da Central de Conciliação e Mediação da Capital, juíza Adair Julieta da Silva, observa que a grande procura significa que as pessoas queriam pagar suas dívidas. Por isso, o mutirão foi prorrogado por três dias. Inicialmente, seria encerrado no dia 7. “Muita gente quer pagar, mas precisa de uma oportunidade ou facilidade para isso”, assinala.


O advogado Alex Ferreira, que presta serviços de cobranças à Unic, avalia que o mutirão foi bastante satisfatório. “Para a faculdade é bom porque recupera um aluno e, além disso, há um implemento de caixa em um período que o custo da faculdade é mais alto que o normal em virtude da necessidade de pagar 13º e dar férias ao corpo docente”, ressalta. Alex conta que a maioria dos que procuraram regularizar a situação no mutirão não estava estudando mais e, por isso, a universidade tinha grande dificuldade para localizar esses ex-alunos. “Muitos que apareceram não haviam sido nem notificados, vieram porque viram a propaganda na TV”, conta.

No local do mutirão também foi disponibilizada uma mesa com um funcionário para fornecer informações referentes aos documentos necessários para se ter acesso ao FIES, programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. “O FIES é um excelente caminho para quem quer cursar uma faculdade. O Governo financia até 100% da mensalidade, os juros são menores que os da poupança e você tem uma carência de um ano e meio depois de formado para começar a pagar”, complementou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet