Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Vanessa Grazziotin comunica votação do relatório da CPI do tráfico de pessoas na próxima semana

Em discurso nesta quinta-feira (13), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a novela Salve Jorge, da TV Globo, cumpre o valioso papel de atrair a atenção da população brasileira para o grave crime do tráfico de pessoas, que envolve milhares de famílias no mundo inteiro. Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga esse delito, ela anunciou a conclusão dos trabalhos da comissão na próxima semana, quando será votado o relatório da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Ao falar das visitas da CPI a estados que enfrentam o problema, Grazziotin mencionou especialmente a capital do Rio Grande do Norte, Natal, onde continua sem solução a investigação policial sobre o sumiço de cinco crianças de um mesmo bairro, entre 1998 e 2001. Ela disse que, graças ao trabalho dessa CPI, fatos novos vieram à tona e já foram levados ao Ministério da Justiça, com um pedido para que essa investigação seja federalizada.

- Conquanto o tráfico de pessoas seja um problema que causa apreensão em escala mundial, o Brasil tem motivos para preocupação ainda maior, haja vista estarmos entre os cinco países com maior incidência desse tipo de ilícito. Sabe-se que o tráfico de pessoas é a terceira atividade mais lucrativa do crime organizado no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas - afirmou.

A senadora citou dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) segundo os quais o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas e movimenta aproximadamente US$ 32 bilhões de dólares por ano. Ela observou ainda que essa prática, embora abjeta e repulsiva por si só, não se esgota em si mesma, já que seu objetivo é alimentar outras atividades criminosas, especialmente a exploração sexual, a exploração de mão de obra escrava e o comércio de órgãos para transplantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet