A presidente da subseção de Sinop da OAB-MT, Xênia Guerra, já conta com o apoio de 25 conselheiros estaduais, entre titulares e suplentes, e se reuniu com alguns colegas que são parte do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso na noite dessa quarta-feira (25) para poder dialogar sobre as demandas da advocacia.
Leia mais:
Primeira advogada trans de MT é contratada pela Defensoria
Xênia agradeceu o carinho que recebeu dos conselheiros e amigos e ressaltou a importância também de conhecer novos colegas e poder dialogar com a advocacia, na defesa de um Ordem mais plural, representativa e que se aproxime dos advogados.
“É uma noite de agradecer todas as pessoas que vieram aqui e eu sei que às vezes o novo assusta, mas realmente acredito que a Ordem precisa de uma gestão que se aproxime da advocacia, que representa a todos, inclusive, busque aqueles que estão fora, para construir uma realidade mais próxima do advogado”, afirmou.
Muitos conselheiros reforçaram também a confiança que possuem em Xênia e destacaram a importância da união, da integração entre o interior e a capital, além de reforçarem que a advogada possui qualidades como liderança, experiência e personalidade para representar a advocacia do estado.
A conselheira Lorena Garglione, advogada tributarista há mais 15 anos, enfatizou que Xênia lhe representa como mãe, mulher, advogada e tem muito orgulho de caminhar ao lado da colega.
“A Xênia é uma mãe admirável, uma mulher excepcional, uma profissional exemplar, amiga legal como poucas e caminhar ao lado da Xênia é motivo de muito orgulho e tenho certeza de que estamos do lado certo”, afirmou a advogada.
Roseni Aparecida Farinacio destacou a admiração que possui pela Xênia desde que ela ocupou a Vice-presidência da Caixa de Assistência da Advocacia (CAA-MT), onde desenvolveu um trabalho fantástico, assim como tem feito também como presidente da subseção de Sinop.
“A Xênia ganhou minha admiração, respeito, carinho, conheço desde quando foi vice-presidente da Caixa e agora como presidente da subseção de Sinop desenvolve um trabalho fantástico. Com a Xênia é a certeza de uma garantia de pertencimento de uma classe. Ela agrega a advocacia como um todo”, afirmou.
Fabiola Sampaio também esteve presente em um evento que reuniu colegas advogados e fez questão de reforçar que a Xênia é um exemplo para todos.
“No interior ela realiza um trabalho excepcional e essa integração interior e capital é fundamental para união da advocacia e a Xênia tem todas as condições de promover essa união e assim fortalecer nossa classe”, enfatizou.
O conselheiro estadual Samir Hammoud fez questão de reforçar que Xênia é uma representante que conhece todas as 29 subseções, sabe das dificuldades e também tem serviço prestado em defesa da advocacia.
“Não é difícil falar da Xênia. Hoje ela encontra-se presidente da subseção de Sinop e também teve um papel importante na seccional de Mato Grosso, na qualidade de vice-presidente da Caixa de Assistência. Ela conhece as 29 subseções, andou por todo Mato Grosso. É uma mulher preparada, uma pessoa que ao longo de mais de 10 anos andou pelos quatro cantos do estado, conhece a advocacia e pode fazer mais pela classe”, declarou.
O procurador do Estado e conselheiro da OAB, Claudio Assis, lembrou a luta pela defesa dos honorários para os advogados públicos e acredita que a integração entre o categoria é importante para garantir avanços nas pautas dentro da Ordem.
“A Xênia sempre demonstrou um carinho grande pela advocacia pública, quando precisamos do apoio da OAB-MT, este grupo estava com a gente, defendeu com unhas e dentes a questão dos honorários advocatícios. Os honorários são dos advogados privados e públicos e quanto a isso esse grupo nunca negociou, sempre defendeu os honorários. A Xênia é uma pessoa que cresceu dentro do sistema, conhece todos os meandros, já foi vice da Caixa de Assistência, presidente da subseção de Sinop, e além de competente, tem condições de fazer essa integração que a gente defende, trazendo a advocacia pública para que venha para esse projeto”, comentou.
Nalian Borges Cintra Machado, também conselheira estadual, reforçou que Xênia é uma pessoa apaixonada pela advocacia e respeita a todos com um olhar coletiva e possui uma energia que a categoria precisa na defesa das prerrogativas.
“Além de representar a advocacia com toda sua integralidade, Xênia uma mulher que ama a advocacia, respeita e faz com que tenha uma agregação de todos os advogados. Ela traz a representatividade do interior e agrega com a capital. A Xênia tem um olhar dinâmico, uma integralidade, um olhar coletivo e toda uma energia que todo advogado precisa.
Marina Faiad, conselheira estadual, reforçou que a Xênia representa tudo que se espera de uma líder. “Ela escuta os advogados, os jovens, a advogada mulher, o negro, ela é jovem, tem energia, dinâmica e nos representa”, afirmou.