Olhar Jurídico

Segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Notícias | Geral

em MT

MPF arquiva inquérito e abre procedimento de acompanhamento de desintrusão de terra indígena

Foto: Reprodução

MPF arquiva inquérito e abre procedimento de acompanhamento de desintrusão de terra indígena
Ministério Público Federal (MPF) determinou conversão de inquérito civil em procedimento de acompanhamento do processo de desintrusão da Terra Indígena Pequizal do Naruvotu, em Mato Grosso. Informações consta no Diário do MPF que circula nesta sexta-feira (11).


Leia também
STJ rejeita tese sobre abalo emocional e mantém validade de depoimentos de Eder confessando crimes

 
Inquérito Civil foi instaurado para acompanhar a finalização do processo de demarcação da TI, promovendo as medidas necessárias para desintrusão de seus invasores. Segundo publicação, questão relativa às atividades ilícitas no interior da Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, praticadas por não indígenas, é objeto de ação em trâmite na 8ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Mato Grosso
 
Coordenação Regional do Xingu informou que, atualmente, estão sendo realizados os pagamentos das indenizações de boa-fé e a consequente desintrusão dos não índios do local.
 
“Não se visualizam irregularidades a serem sanadas e/ou medidas legais a serem adotadas neste momento, uma vez que as atividades ilícitas no interior da Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu, praticadas por não indígenas, foram e estão sendo tuteladas pelas respectivas ações judicializadas e a desocupação da terra indígena pelos ocupantes de boa-fé, encontra-se em fase final de pagamento de indenizações”.
 
Desse modo, segundo o MPF, justifica-se a conversão do inquérito civil em procedimento de acompanhamento.  “Promovo o arquivamento deste inquérito civil, determinando a remessa dos autos à 6ª CCR para fins de análise e homologação da presente providência”.
 
“Na sequência, considerando a necessidade de acompanhar a finalização do processo de desintrusão da TI Pequizal do Naruvotu, determino a instauração de Procedimento de Acompanhamento”, traz publicação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet