Olhar Jurídico

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO DA PF

Delegado derrotado em eleição a prefeito denunciou compra de votos de indígenas em Brasnorte; veja vídeo

Foto: Reprodução

Delegado derrotado em eleição a prefeito denunciou compra de votos de indígenas em Brasnorte; veja vídeo
O delegado Eric Fantin, candidato derrotado à prefeitura de Brasnorte, foi o responsável pela denúncia que culminou na Operação Transporte Limpo, deflagrada pela Polícia Federal e a Promotoria Eleitoral nesta sexta-feira (8), com objetivo de investigar suspeitas de compra de voto por meio do aliciamento de indígenas eleitores da etnia Enawene Nawe. Acusação foi feita pela ‘Coligação Força para Mudar’, de Fantin, contra a gestão do eleito, Edelo Ferrari (União), que, por sua vez, não consta entre os alvos.


Leia mais: 
PF e Promotoria investigam suspeita de aliciamento de eleitores indígenas em Brasnorte


Após circular um vídeo nas redes sociais de um indígena Enawene Nawe informando que, em 5 de outubro, um senhor avisou o povo que tinha fretado um ônibus para que eles votassem em determinado candidato, Eric fez a denúncia à PF.

A prefeitura de Brasnorte afirma desconhecer os fatos que ensejaram na ação. O atual prefeito, Edelo Ferrari, ainda não se manifestou.

 
A operação busca desmantelar um esquema que teria levado indígenas a transferirem seus títulos eleitorais para Brasnorte, com o intuito de votarem em determinados candidatos a vereador e a prefeito. As autoridades ainda investigam a tentativa de transporte em massa desses eleitores até o local de votação.

As diligências procuram evidências que comprovem as irregularidades na mobilização de eleitores indígenas em benefício de candidatos locais. Dois servidores da Prefeitura de Brasnorte estariam supostamente envolvidos no esquema. A ação visava garantir o comparecimento dos indígenas na votação, beneficiando, assim, candidatos específicos.

A Operação Transporte Limpo, cujo nome faz alusão à prática de aliciamento através de transporte gratuito para o local de votação, visa desarticular essa estratégia, que buscava obter votos de maneira indevida e comprometer a integridade do processo eleitoral em Brasnorte. A PF e a Promotoria Eleitoral seguirão investigando para assegurar que o pleito eleitoral se mantenha transparente e livre de interferências ilegais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet