Olhar Jurídico

Domingo, 23 de março de 2025

Notícias | Geral

vaga no TJ

Novo PGJ desconversa sobre lista exclusiva de mulheres e garante apoio a Deosdete: 'ele tem o meu voto'

Foto: Tchelo Figueiredo/ OD

Novo PGJ desconversa sobre lista exclusiva de mulheres e garante apoio a Deosdete: 'ele tem o meu voto'
Em meio à expectativa pela aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro, o cenário para a disputa de uma vaga no Tribunal de Justiça (TJMT) se intensifica. Procurador-geral de Justiça eleito, com posse marcada para sexta-feira (7), Rodrigo Fonseca confirmou que apoiará candidatura do atual chefe do Ministério Público, Deosdete Cruz, caso seu colega entre na disputa: “ele tem o meu voto”.


Leia também 
Juiz destaca gravidade e mantém tornozeleira em ex-delegado acusado de chefiar "escritório do crime"

 
A vaga que será aberta pela aposentadoria de Guiomar deve ser preenchida pelo quinto constitucional do Ministério Público. O quinto constitucional é uma regra da Constituição Federal que determina que 20% das vagas em alguns tribunais sejam preenchidas por membros do Ministério Público e advogados. 
 
“Eu tenho acompanhado pela imprensa o pedido de aposentadoria do desembargador Guiomar. Esse pedido ainda não foi finalizado, então nós temos por hora uma expectativa de vaga num futuro breve”, explicou o futuro PGJ. Conforme Rodrigo Fonseca, aqueles que acham que podem contribuir junto ao Tribunal de Justiça, têm direito de lançar candidatura.
 
Questionado se apoiaria Deosdete em caso de confirmação de candidatura, Fonseca foi direto: “ele tem o meu voto”.
 
Vaga destinada a uma mulher

Rodrigo Fonseca comentou ainda sobre a possibilidade da próxima vaga ser disputada exclusivamente por mulheres. Em 2024, o Ministério Público de Mato Grosso chegou a discutir a possibilidade de regulamentar a eleição interna, instituindo política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário. 
 
Segundo Rodrigo Fonseca, existe uma normatização pendente de decisão junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. “A gente está aguardando essa normatização para evitar conflitos com o nosso órgão de controle”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet