Olhar Jurídico

Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Notícias | Geral

Alvo de 6 procedimentos

Juiz mantém exoneração de delegado Eric Fantin, ex-candidato a prefeito envolvido em escândalo sexual

Foto: Reprodução

Juiz mantém exoneração de delegado Eric Fantin, ex-candidato a prefeito envolvido em escândalo sexual
O juiz Laio Portes Sthel, da 1ª Vara Cível de Juara, negou o pedido de liminar feito pelo ex-delegado de Polícia Civil Eric Marcio Fantin, que tentava suspender sindicâncias administrativas que resultaram em sua exoneração do cargo. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (17). 


Leia também
Abilio mobiliza secretarias para garantir assistência a família de adolescente grávida brutalmente assassinada

O ex-delegado, que tinha salário de cerca de R$ 30 mil, foi exonerado na sexta-feira (14) com base no relatório final da Comissão Permanente de Avaliação de Estágio Probatório (CPAEP). A exoneração foi assinada pelo governador Mauro Mendes (UNIÃO). 

Fantin ajuizou mandado de segurança na Vara Cível de Juara, onde era lotado, na mesma sexta-feira em que foi demitido do cargo. Alvo de seis procedimentos disciplinares em andamento, Fantin entrou na mira de sindicância da Corregedoria da Polícia Civil em outubro do ano passado, quando ainda era delegado em estágio probatório.

Fantin é investigado por supostamente não ter cumprido as normas e os regulamentos do Estatuto da Polícia Civil, do Regimento Interno e demais normatizações expedidas pelas autoridades competentes.

Fantin, que também foi candidato à prefeitura de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL), teve o pedido de liminar indeferido pelo juiz. Na decisão, o magistrado considerou que a exoneração já havia sido consumada e que não havia mais risco de lesão irreversível ao direito do ex-delegado. 

O juiz afirmou que uma vez que os requisitos da medida liminar em mandado de segurança são cumulativos e que um destes não se encontra evidente, é “pertinente o seu indeferimento”.

O delegado de Polícia Civil Eric Fantin foi envolvido em escândalo sexual filmado e exposto nas redes sociais durante o mês de agosto. Em consequência do escândalo, a Executiva do Partido Liberal (PL), por meio de seu presidente, Ananias Filho, decidiu não liberar verba do Fundo Eleitoral para o candidato.
 
Fantin chegou a negar a veracidade do vídeo, afirmando se tratar de montagem feita por inteligência artificial. Pouco tempo depois, porém, o membro da PJC admitiu ter traído a esposa com quatro mulheres, uma delas uma garota de programa.
 
A autoridade policial justificou que os casos extraconjugais ocorreram em um momento de “conflito” de seu casamento.

Derrota nas eleições

Candidato à prefeitura de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL), Fantin foi derrotado por uma margem estreita nas eleições municipais. O candidato da UNIÃO, Edelo Ferrari, foi eleito com 50,85% dos votos (4.634 votos), enquanto Fantin obteve 49,15% (4.479 votos). 

Durante a campanha, a Executiva do PL, liderada por Ananias Filho, decidiu não liberar recursos do Fundo Eleitoral para o candidato, em razão do escândalo sexual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet